Just Cause 5 pode ter sido cancelado ainda em 2023, indica ex-funcionário da Sumo Digital

Just Cause 5 pode ter sido cancelado ainda em 2023, indica ex-funcionário da Sumo Digital

Os fãs da franquia Just Cause aguardam há anos por um novo capítulo da série, mas a esperança por um retorno próximo pode ter sofrido um duro golpe. Segundo informações reveladas no perfil de um ex-funcionário da Sumo Digital, um possível Just Cause 5 esteve em desenvolvimento até 2023, quando foi cancelado de forma silenciosa.

O projeto nunca chegou a ser anunciado publicamente, mas a descrição profissional do desenvolvedor menciona que ele trabalhou em “um jogo de ação e mundo aberto de uma IP conhecida” — e que esse trabalho foi interrompido com o encerramento da produção no ano passado. As informações foram rapidamente associadas à franquia da Square Enix, especialmente após vagas de emprego abertas pela Sumo em 2021 mencionarem o envolvimento com “uma série AAA de ação em mundo aberto já consolidada”.

Avalanche de lado, Sumo assumiria o controle

Desde seu surgimento em 2006, a série Just Cause sempre esteve nas mãos da Avalanche Studios, que também cuidou do último jogo, Just Cause 4, lançado em 2018. Contudo, com a desenvolvedora atualmente envolvida em Contraband, um projeto exclusivo para Xbox em parceria com a Microsoft, a Square Enix parece ter transferido a responsabilidade da franquia para o estúdio britânico Sumo Digital.

A Sumo é conhecida por títulos como The Texas Chain Saw Massacre e Sackboy: A Big Adventure, e possui experiência em projetos de grande escala. Ainda assim, os motivos do cancelamento do jogo de Just Cause não foram revelados.

Marca ainda vive fora dos games

Apesar do cancelamento do jogo, a marca Just Cause ainda não foi completamente engavetada. Um filme baseado na franquia está atualmente em produção, o que indica que a Square Enix mantém interesse na IP, ao menos em outras mídias.

Fonte: MP1ST