A.I.L.A é anunciado para PS5 e Xbox Series e promete mergulho em horror tecnológico

A.I.L.A é anunciado para PS5 e Xbox Series e promete mergulho em horror tecnológico

A desenvolvedora brasileira Pulsatrix Studios anunciou oficialmente seu novo projeto de horror psicológico: “A.I.L.A.”, um título em primeira pessoa com forte foco narrativo e visual, previsto para ser lançado ainda em 2025 para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.

O jogo é desenvolvido em parceria com o YouTuber e criador de conteúdo MaxMRM, que atua como diretor criativo da produção. Ambientado em um futuro próximo dominado por tecnologias imersivas, A.I.L.A. coloca o jogador no papel de Samuel, um testador de jogos contratado por uma empresa que desenvolve uma inteligência artificial revolucionária, chamada justamente A.I.L.A. A proposta narrativa envolve experiências simuladas criadas pela IA, que aos poucos escapam de seu propósito original e mergulham o protagonista — e o jogador — em uma série de cenários perturbadores, que transitam entre diferentes subgêneros do horror.

Terror fragmentado e imprevisível

A trama leva o jogador a encarar múltiplas experiências aterrorizantes: desde fugir de cultos ritualísticos em florestas escuras, até investigar fazendas abandonadas, enfrentar zumbis medievais e sobreviver a criaturas grotescas geradas por A.I.L.A. Cada uma dessas experiências possui mecânicas de gameplay únicas, refletindo diferentes estilos e atmosferas — indo do horror psicológico ao sobrenatural, passando por momentos de ação intensa.

A ideia central de A.I.L.A. é explorar como as linhas entre o mundo virtual e a realidade começam a se dissolver, fazendo com que o próprio protagonista questione o que é real e o que é criação da IA.

Visual de última geração com Unreal Engine 5

O jogo está sendo desenvolvido na Unreal Engine 5, com uso das tecnologias Lumen (iluminação global em tempo real) e MetaHuman (criação de personagens realistas), garantindo um visual fotorrealista e altamente atmosférico. Segundo os desenvolvedores, o objetivo é oferecer uma experiência visual imersiva que eleve a tensão psicológica a cada novo ambiente.

Além de sua estética técnica impressionante, A.I.L.A. também reforça a presença da indústria brasileira no cenário internacional de games, com a Pulsatrix Studios consolidando-se como um dos nomes mais promissores do país no gênero de terror — anteriormente responsável por Fobia: St. Dinfna Hotel, que recebeu elogios pela ambientação e narrativa.

A.I.L.A. será lançado em 2025 para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S. A data exata ainda não foi divulgada.