Durante a mais recente edição do State of Play, realizada ontem, diversos estúdios aproveitaram o evento para apresentar novidades de seus próximos lançamentos. Entre eles, destacaram-se a Konami e a IO Interactive, que compartilharam novos materiais sobre dois aguardados títulos: o jogo de terror Silent Hill f e o thriller de espionagem 007 First Light. Além dos trailers inéditos, ambos os estúdios confirmaram que esses jogos contarão com otimizações específicas para o PS5 Pro.
A IO Interactive e a Konami também divulgaram os primeiros aspectos técnicos relacionados às versões aprimoradas de seus jogos para o novo modelo do console da Sony.
007 First Light alcança desempenho suave com 60 FPS no PS5 Pro
Durante a apresentação oficial de 007 First Light, a IO Interactive revelou que o jogo vai aproveitar o PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR), a tecnologia de upscaling baseada em inteligência artificial do PS5 Pro. Esse recurso permitirá que o título entregue uma performance superior na nova versão do console.
Uma das principais vantagens será a taxa de atualização fluida, com o jogo rodando a 60 quadros por segundo. No entanto, ainda não está claro se essa taxa será exclusiva do PS5 Pro ou se a IO Interactive também oferecerá um modo de desempenho similar para os usuários do PS5 padrão.
Silent Hill f aposta em qualidade gráfica aprimorada no PS5 Pro
Já Silent Hill f, que tem lançamento confirmado para 25 de setembro de 2025 no PS5 e outras plataformas, também será otimizado para o modelo Pro do console. Segundo Motoi Okamoto, produtor da franquia, os desenvolvedores estão implementando um modo de qualidade gráfica superior, garantindo que a experiência seja não apenas mais estável em termos de taxa de quadros, mas também visualmente mais impressionante.
Embora Okamoto não tenha especificado as resoluções e taxas de quadros exatas que o jogo oferecerá no PS5 Pro, ele ressaltou que os jogadores podem esperar uma jogabilidade mais fluida, acompanhada de gráficos de alta qualidade.
Firmware recente do PS5 Pro resolve falhas no VRR
Além das novidades relacionadas aos jogos, a Sony Interactive Entertainment lançou recentemente a atualização de firmware 25.04-11.40.00, que traz várias melhorias tanto para o PS5 padrão quanto para o PS5 Pro. Um dos principais ajustes é a correção definitiva dos problemas de travamento do VRR (Variable Refresh Rate) que vinham sendo relatados por alguns jogadores.
A confirmação veio através de um representante da Sony, que comunicou oficialmente a correção:
“A Sony PR entrou em contato comigo ontem para confirmar que a atualização mais recente do PlayStation — como alguns já haviam percebido — resolve o problema de travamento do VRR. Assim que tiver um tempo, pretendo testar”
-declarou um editor da Digital Foundry.
Em breve, mais detalhes sobre outras funcionalidades e aprimoramentos incluídos nesta atualização de firmware serão compartilhados.