Até agora, a única prévia oficial de The Witcher 4 foi o trailer de revelação apresentado no The Game Awards 2024, que trouxe apenas cenas cinematográficas, oferecendo um vislumbre da proposta criativa da CD Projekt RED para o aguardado RPG de ação.
No entanto, durante o evento State of Unreal realizado hoje, o estúdio exibiu uma impressionante demonstração técnica que chamou a atenção não só pela qualidade visual, mas também pelo desempenho: o material foi apresentado rodando a 60 quadros por segundo com ray tracing no PlayStation 5.
Diante da qualidade da apresentação, muitos fãs começaram a especular: as imagens seriam mesmo do jogo? A CD Projekt RED fez questão de esclarecer.
Não se trata de The Witcher 4 propriamente dito, afirma o estúdio
Em comunicado à VGC, a desenvolvedora polonesa explicou que o material exibido não corresponde diretamente a The Witcher 4, tampouco inclui cenas de jogabilidade. Trata-se, na verdade, de uma demonstração técnica elaborada para ilustrar o potencial das ferramentas e tecnologias que estão sendo utilizadas no desenvolvimento do novo título.
“Esta é uma demonstração técnica, uma prévia do nível tecnológico que sustenta The Witcher 4 — mas não é o jogo em si. Ela destaca a base robusta que estamos construindo, em colaboração estreita com a Epic Games, para expandir ainda mais o design de mundo aberto e integrar sistemas e recursos essenciais por meio da Unreal Engine 5.”
explicou um porta-voz da empresa.
A equipe também demonstrou entusiasmo com a oportunidade de compartilhar algumas das inovações que estão moldando o futuro da série:
“Estamos muito orgulhosos deste marco inicial e felizes em apresentar tecnologias como UAF, Nanite Foliage, Smart Objects, ML Deformer e FastGeo Streaming, que serão peças-chave na criação de The Witcher 4”.
Gráficos de ponta sem concessões
Embora a demonstração não represente o produto final, ela serve como uma vitrine do que é tecnicamente possível no PlayStation 5. Segundo o diretor do jogo, Sebastian Kalemba, o estúdio pretende manter o padrão visual o mais próximo possível da demonstração:
“Não faremos concessões. Esse compromisso reflete nossa ambição de dar vida à nossa visão com gráficos excepcionais”.
A CD Projekt RED reforçou que está investindo pesadamente na parceria com a Epic Games para explorar ao máximo as capacidades da Unreal Engine 5, com foco especial na evolução dos jogos de mundo aberto.
“Firmamos essa colaboração com a Epic para levar adiante a tecnologia de mundos abertos.”
-explicou Michael Nowakowski, co-CEO da CD Projekt RED.
Ele acrescentou:
“Mostrar esse preview rodando a 60 FPS no PS5 é um marco importante, refletindo a excelente sinergia entre nossas equipes. Mas ainda temos um longo caminho pela frente. Estamos empolgados com os avanços e com as tecnologias inspiradoras que surgirão dessa parceria enquanto o desenvolvimento de The Witcher 4 continua.”
Lançamento ainda distante
Apesar da empolgação gerada pela demonstração técnica, os fãs terão que aguardar um bom tempo para experimentar o jogo. A CD Projekt RED ainda não anunciou uma data oficial de lançamento, mas, conforme apontado em um relatório recente, a previsão é que o título só chegue ao mercado a partir de 2027.
The Witcher 4 está em produção completa desde o ano passado e será lançado para PlayStation 5, Xbox Series X/S e PC.