The Witcher 4: Cavalo Kelpie de Ciri impressiona com realismo — até Red Dead Redemption 2 pode ficar para trás

The Witcher 4: Cavalo Kelpie de Ciri impressiona com realismo — até Red Dead Redemption 2 pode ficar para trás

Desde que a Rockstar Games estabeleceu um novo parâmetro de realismo para cavalos em Red Dead Redemption 2 (2018), com animais que demonstram comportamentos emocionais e interações complexas, poucos jogos conseguiram se destacar nesse aspecto. No entanto, The Witcher 4 parece pronto para elevar ainda mais esse padrão, especialmente após a revelação do cavalo de Ciri, Kelpie, em uma recente demonstração técnica promovida pela CD Projekt RED.

A exibição destacou tamanha riqueza de detalhes e realismo que até mesmo os renomados cavalos do Velho Oeste da Rockstar podem acabar parecendo obsoletos em comparação.

Kelpie: a fiel companheira de Ciri impulsionada por tecnologia de ponta

Segundo Sebastian Kalemba, diretor do jogo, a interação entre Ciri e Kelpie foi pensada para transmitir uma sensação de unidade:

“Os dois precisam se movimentar como um só, pois grande parte da exploração será feita a cavalo — a cavalgada precisa ser fluida, natural e divertida”.

Wyeth Johnson, diretor sênior de estratégia de produtos da Epic Games, acrescentou que a Unreal Engine está sendo aprimorada para essa experiência.

“Estamos implementando a sincronização completa dos movimentos entre cavaleiro e montaria, independentemente da velocidade ou do ângulo de deslocamento. A tecnologia utiliza o chamado “movimento de raiz” para tornar os controles ainda mais precisos e realistas.”

-explicou

Além disso, Kelpie impressionará não apenas na jogabilidade, mas também na aparência. Johnson destacou avanços significativos no sistema de simulação muscular da Unreal Engine, com o “Unreal Chaos Flesh Solver” e deformações baseadas em aprendizado de máquina.

“Agora podemos mostrar músculos se contraindo e se esticando sob a pele de forma incrivelmente realista, sem sacrificar o desempenho.”

Tecnologia que vai além de Kelpie

Os avanços técnicos não se restringem ao cavalo de Ciri. A demonstração também evidenciou outras inovações importantes que estarão presentes em The Witcher 4. Entre elas, a transição suave entre sequências cinematográficas e jogabilidade, além do impressionante desempenho: o RPG rodava a 60 quadros por segundo, com ray tracing ativado, em um PlayStation 5 padrão.

Kalemba reforçou que o estúdio não pretende abrir mão de suas ambições:

“Nenhuma concessão será feita. Queremos realizar plenamente nossa visão, entregando gráficos extraordinários.”

-Ele ainda destacou que este será “o jogo de mundo aberto mais ambicioso e imersivo da história da franquia”

Lançamento ainda distante

Apesar do entusiasmo gerado pela demonstração, os jogadores precisarão aguardar um pouco mais para experimentar The Witcher 4. A produção está em ritmo acelerado desde o final de 2024, mobilizando mais de 400 profissionais. Contudo, segundo as projeções, o lançamento deve acontecer apenas em 2027. O título será lançado para PlayStation 5, Xbox Series X/S e PC.