Após Death Stranding 2, Kojima Productions entra em pausa — mas Hideo Kojima já pensa no próximo projeto

Após Death Stranding 2, Kojima Productions entra em pausa — mas Hideo Kojima já pensa no próximo projeto

No dia 26 de junho de 2025, Death Stranding 2 será lançado com exclusividade para PlayStation 5, marcando o encerramento de mais um extenso ciclo de desenvolvimento para a Kojima Productions. Após essa jornada, a equipe do estúdio decidiu tirar um merecido descanso.

No entanto, Hideo Kojima, fundador e diretor criativo da empresa, parece não conhecer a palavra “pausa”. Durante a mais recente edição do seu programa de rádio, “Koji10” (via Genki_JPN), ele revelou que já está envolvido nos preparativos para seu próximo projeto — para surpresa (e leve desespero) de sua equipe.

Novo jogo em andamento: seria Physint?

Embora Kojima não tenha revelado explicitamente qual será seu próximo jogo, ele comentou que a produção começará oficialmente após a conclusão de Death Stranding 2. Considerando que OD — o jogo de terror desenvolvido em parceria com a Microsoft e com a colaboração de Jordan Peele — já se encontra em produção, muitos especulam que o foco atual do criador japonês seja Physint, sua aguardada volta ao gênero de espionagem furtiva.

Kojima, inclusive, brincou sobre a reação de sua equipe ao ouvir falar de mais um projeto:

“Ninguém gosta quando começo a apresentar um novo plano logo agora. Eles dizem: ‘O quê? Achei que você ia descansar. E já está falando do próximo [jogo]?’”

Apesar disso, ele ressaltou que a equipe está, sim, feliz por ter um momento de pausa.

Trabalho pós-lançamento continua ativo

Mesmo com o lançamento de Death Stranding 2 se aproximando, as atividades da Kojima Productions não cessarão completamente. Kojima confirmou que o suporte pós-lançamento incluirá correções de bugs e atualizações contínuas. Além disso, os artistas 3D do estúdio seguirão trabalhando em modelos de personagens, chefes, armas e outros elementos que serão reunidos em um livro de arte oficial do jogo.

Assim, apesar do “descanso”, é pouco provável que o estúdio fique parado por muito tempo.

Physint: desenvolvimento pode levar até seis anos

Em relação ao próximo grande projeto, Kojima revelou recentemente que Physint — descrito como um sucessor espiritual da série Metal Gear — deve demandar entre cinco e seis anos de desenvolvimento. Isso significa que o lançamento só deve ocorrer entre 2030 e 2031, possivelmente já mirando a próxima geração de consoles, como o especulado PlayStation 6.

O desejo de retornar ao gênero de espionagem furtiva surgiu de uma reflexão pessoal:

“Quando adoeci durante a pandemia, percebi que muitas pessoas queriam que eu criasse algo parecido com Metal Gear. Foi então que surgiu a ideia de fazer um novo jogo de espionagem. Pensei sobre isso e gostei.”

Antes de tudo: Death Stranding 2 terá evento especial

Enquanto os próximos anos prometem ser intensos para a Kojima Productions, o foco imediato é o lançamento de Death Stranding 2. Um evento especial de estreia está programado para o dia 8 de junho de 2025, às 23h (horário de Brasília).

Espera-se que a transmissão traga uma apresentação detalhada do jogo, além da exibição do trailer final, previsto para ser divulgado durante o Summer Game Fest, na próxima sexta-feira à noite.