A Build a Rocket Boy, estúdio comandado por Leslie Benzies — ex-produtor da série Grand Theft Auto —, apresentou inicialmente Everywhere como uma plataforma online ambiciosa e multifacetada. A proposta era permitir que jogadores criassem e compartilhassem conteúdos dentro de um mundo aberto chamado Utropia, utilizando para isso o editor Arcadia, uma ferramenta robusta que possibilitava desenvolver desde mecânicas completas até inimigos e ambientes com inteligência artificial.
Paralelamente, o estúdio vinha trabalhando em MindsEye, pensado inicialmente como uma extensão de Everywhere, mas que, com o tempo, evoluiu para uma experiência independente. Agora, uma mudança estratégica significativa indica que MindsEye será o principal foco da empresa daqui em diante.
O conjunto de ferramentas originalmente criado para Everywhere foi completamente integrado ao novo projeto, passando a operar sob duas novas denominações: Build.MindsEye, dedicado à criação de conteúdo, e Play.MindsEye, destinado ao consumo e jogabilidade.
Em declaração à VGC, um representante da Build a Rocket Boy explicou:
“O Arcadia foi idealizado como a espinha dorsal da nossa plataforma criativa. No entanto, conforme MindsEye evoluiu e o ecossistema da BARB se expandiu, nossa abordagem acabou se tornando naturalmente mais direcionada.”
Segundo o estúdio, MindsEye agora se estrutura em três pilares interligados: uma campanha intensa de ação e aventura; o Play.MindsEye, com conteúdos desenvolvidos internamente e de alta qualidade; e o Build.MindsEye, que dará aos jogadores as ferramentas para criarem suas próprias experiências.
Redirecionamento total para MindsEye
O site oficial de Everywhere agora direciona diretamente para MindsEye, sem qualquer menção ao projeto original, indicando um claro reposicionamento da marca. Embora não tenha sido feita uma comunicação oficial sobre o encerramento ou continuidade de Everywhere, a mudança sugere uma reestruturação significativa.
Questionada pela VGC sobre a possibilidade de Everywhere seguir como um projeto independente, a Build a Rocket Boy respondeu de maneira vaga:
“Como ocorre com qualquer produto em desenvolvimento, as coisas continuam evoluindo”
A empresa destacou ainda que os testes fechados de Everywhere tinham como objetivo principal aprimorar o sistema que hoje sustenta MindsEye.
“Nossa visão sempre foi permitir que o ecossistema BARB se concretizasse plenamente, e para isso precisávamos testar nossas ferramentas de criação em tempo real com uma comunidade de desenvolvedores. Começamos com Everywhere, enquanto MindsEye se desenvolvia em paralelo”
-acrescentou o estúdio.
Apesar das indicações de que Everywhere pode ter sido absorvido por completo pelo novo projeto, uma confirmação oficial sobre seu status ainda não foi emitida.
O público poderá em breve conferir os frutos dessa transição: MindsEye será lançado em 10 de junho de 2025 para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S. A antiga Creation Suite, antes conhecida como Arcadia, estará completamente integrada à nova plataforma.
Quase uma década de desenvolvimento
O projeto Everywhere teve início em 2016, idealizado por uma equipe formada majoritariamente por ex-desenvolvedores da Rockstar Games. O objetivo era criar um mundo aberto modular, com foco em conteúdo gerado pelos usuários e múltiplos modos de jogo — como corridas, tiroteios em terceira pessoa e até mesmo um mercado de UGC (conteúdo gerado pelo usuário). Inicialmente, o desenvolvimento utilizou a engine Amazon Lumberyard, mas posteriormente migrou para o Unreal Engine 5.
Testes internos, incluindo uma fase alfa em dezembro de 2023 e um beta em junho de 2024, revelaram dificuldades relacionadas à complexidade e à usabilidade das ferramentas de criação. Com a recente reorientação para MindsEye, a Build a Rocket Boy parece ter encontrado um caminho mais claro, concentrando seus esforços em um projeto mais focado e coeso.