Hideo Kojima confirma retorno ao gênero de espionagem com Physint: “As pessoas queriam algo como Metal Gear”

Hideo Kojima confirma retorno ao gênero de espionagem com Physint: “As pessoas queriam algo como Metal Gear”

Hideo Kojima está de volta ao gênero que o consagrou. Em entrevista à Edge Magazine, o diretor e criador de Metal Gear Solid comentou os primeiros detalhes de Physint, seu próximo projeto em parceria com a Sony. A produção, que foi oficialmente revelada no início de 2024, marca o retorno de Kojima ao universo de espionagem após mais de uma década — e promete ser diferente de tudo o que já foi feito.

Um jogo de espionagem inspirado pela pandemia

Kojima revelou que a inspiração para Physint surgiu durante os anos de isolamento. Ao passar mais tempo conectado às redes sociais, o desenvolvedor japonês percebeu uma demanda recorrente por um jogo semelhante a Metal Gear. Essa observação, somada a uma reflexão pessoal durante um momento de saúde debilitada, reacendeu seu interesse pelo gênero.

“Claro, tenho muitas ideias novas que quero criar, mas quando fiquei doente durante a pandemia, percebi que muitas pessoas queriam que eu fizesse algo como Metal Gear. Foi aí que tive a ideia para um novo jogo de espionagem”, explicou Kojima.

Foi a partir desse insight que ele iniciou conversas com a Sony, resultando na aprovação de Physint como um projeto exclusivo do PlayStation Studios.

Fusão de cinema e interatividade

Embora Physint se apoie em suas raízes como jogo de espionagem, Kojima deixou claro que sua proposta vai além dos moldes tradicionais do gênero. Segundo ele, o objetivo é desenvolver uma experiência que ultrapasse as fronteiras entre cinema e videogames.

“Claro, é um jogo interativo, mas também é um filme ao mesmo tempo, em termos de visual, história, tema, elenco, atuação, moda e som. Com este título, esperamos transcender as barreiras entre filmes e videogames.”

A ambição estética e narrativa de Kojima não é novidade, mas Physint parece levar esse conceito a um novo patamar, com promessas de uso de tecnologias avançadas e um time de talentos globais.

Um futuro distante

Apesar da empolgação gerada pelo anúncio, os fãs terão que exercitar a paciência. Kojima estima que o desenvolvimento de Physint levará entre cinco e seis anos. Antes disso, a Kojima Productions deve lançar dois outros títulos: o já anunciado Death Stranding 2: On the Beach, previsto para 26 de junho de 2025, e o jogo de terror O.D., criado em colaboração com a Microsoft.

Com Physint, Hideo Kojima sinaliza não apenas um retorno às suas origens criativas, mas também a intenção de reinventar um dos gêneros mais icônicos dos videogames modernos. E, como de costume, o mundo estará assistindo.

Fonte: GamingBolt