Conhecido mundialmente como o arquiteto responsável pelo desenvolvimento dos sistemas do PlayStation 4 e PlayStation 5, Mark Cerny também é um gamer dedicado. Recentemente, ele compartilhou nas redes sociais uma vitória impressionante: conquistou um dos troféus mais raros de Balatro, o popular título indie — a cobiçada platina.
“Depois de sete meses e centenas de horas, estou orgulhoso de estar entre os 0,1% dos jogadores que alcançaram a platina em Balatro”
-celebrou Cerny em sua postagem.
Ele ainda aproveitou para parabenizar o criador do jogo:
“Parabéns ao LocalThunk pela jogabilidade incrivelmente profunda!”
Platinar Balatro: um desafio para poucos
A conquista de Cerny não é à toa: alcançar a platina em Balatro é um feito extremamente difícil. O troféu exige que o jogador utilize com sucesso cada carta coringa em uma sequência vencedora, e isso deve ser feito na maior dificuldade do jogo. Segundo estimativas do site Push Square, esse processo pode levar entre 150 e 250 horas, tornando-se um verdadeiro teste de paciência e habilidade — até mesmo para os mais experientes.
Para Cerny, essa dedicação reflete a mesma abordagem estratégica e meticulosa que ele aplicou ao longo da sua carreira no desenvolvimento de hardware e soluções tecnológicas complexas.
O fenômeno Balatro: mistura de pôquer, estratégia e roguelike
Lançado em fevereiro de 2024, Balatro é fruto do trabalho solo do desenvolvedor LocalThunk. O jogo combina as tradicionais regras do pôquer com mecânicas de construção de baralho, típicas de roguelikes. O objetivo é avançar pelas chamadas “antes”, fases sucessivas nas quais o jogador precisa maximizar sua pontuação através de combinações engenhosas de mãos de pôquer e coringas.
Cada coringa inserido no baralho altera o comportamento do jogo: alguns ampliam multiplicadores, outros afetam as pontuações ou até mesmo modificam diretamente o campo. O resultado é uma experiência rica em sinergias, que exige não só habilidade, mas também uma gestão refinada de riscos.
Disponível em múltiplas plataformas — PC, consoles e dispositivos móveis —, Balatro rapidamente se consolidou como um sucesso. Já vendeu mais de cinco milhões de cópias, conquistou prêmios importantes como “Melhor Jogo Indie” e até mesmo “Jogo do Ano”. Na PlayStation Store, acumula mais de 11 mil avaliações com uma média impressionante de 4,55 de 5 estrelas.
Para quem quiser se aventurar, o jogo está disponível sem custo adicional para assinantes do PS Plus Essential neste d de maio, permitindo que outros jogadores tentem seguir os passos de Mark Cerny — ainda que poucos consigam igualar sua façanha.
Uma carreira marcada por grandes feitos
Antes de se tornar uma das figuras mais influentes da indústria dos games, Mark Cerny começou sua trajetória ainda adolescente na Atari. Ao longo das décadas seguintes, contribuiu significativamente para a criação de franquias icônicas, apoiando estúdios como Naughty Dog e Insomniac Games no desenvolvimento de clássicos como Crash Bandicoot e Spyro the Dragon.
Como arquiteto-chefe dos sistemas do PS4 e PS5, foi responsável por decisões que moldaram o futuro da marca PlayStation, como a adoção da arquitetura baseada em x86. Atualmente, Cerny segue liderando avanços importantes, trabalhando no PlayStation 6 e na próxima geração um do PSSR (PlayStation Super Sampling Resolution).
Reconhecido por sua contribuição à indústria, recebeu honrarias como o Lifetime Achievement Award da IGDA e foi incluído no Hall da Fama da Academy of Interactive Arts & Sciences.