Nos últimos dias, David Gaider — ex-funcionário da BioWare, roteirista principal e criador do universo de Thedas — concedeu entrevistas onde refletiu sobre o passado de Dragon Age e fez duras críticas à relação da Electronic Arts (EA) com a franquia.
Em uma conversa ao site PCGamesN, Gaider afirmou que sempre acreditou que Dragon Age não era o tipo de produto que a EA queria ou valorizava. Já em entrevista ao GamesRadar, ele foi ainda mais direto, explicando como as prioridades da editora nunca estiveram alinhadas com os elementos tradicionais que definiram a série.
Segundo Gaider, seu esforço em preservar a essência clássica dos RPGs não foi bem recebido dentro da EA.
“Eu tinha convicções muito fortes sobre a equipe de Dragon Age. Sempre procurei defender as mecânicas tradicionais de RPG, mas isso não era exatamente algo valorizado na cultura da empresa”
-explicou.
EA queria ação rápida, não profundidade
O veterano relembrou como Dragon Age: Origins, o título que consolidou a franquia, foi visto pela administração da EA como “lento e excessivamente complexo”. A preferência da editora era por experiências mais ágeis e voltadas para ação, o que colocou a BioWare sob forte pressão para abandonar as raízes clássicas da série e adotar mecânicas mais dinâmicas.
Esse desalinhamento, segundo Gaider, fez com que suas opiniões fossem frequentemente ignoradas, mesmo após anos contribuindo para alguns dos RPGs mais aclamados do estúdio.
Ele também revelou um aspecto revelador da mentalidade da EA: a visão sobre os fãs de RPG. Para os executivos da empresa, os jogadores mais dedicados ao gênero eram tratados como um público garantido, que não precisava ser priorizado.
“Eles viam a mecânica clássica como algo que só acontecia ‘na caverna’”. A caverna era o lugar para onde os nerds iam. Você estava jogando RPG, e os nerds sempre vinham de qualquer jeito.”
-contou Gaider
A partir dessa lógica, a EA preferia concentrar esforços em conquistar jogadores que não estavam nessa “caverna”, mirando um público mais amplo, interessado em experiências rápidas e acessíveis.
Mudança de foco e consequências para a BioWare
Essa busca por novos públicos levou a BioWare a se afastar cada vez mais dos RPGs clássicos para um jogador, culminando no lançamento de Anthem, um jogo de tiro com foco online que acabou fracassando comercialmente e criticamente.
O lado positivo dessa trajetória, segundo alguns analistas, foi que o estúdio pôde, ao menos parcialmente, voltar a investir em experiências mais alinhadas com sua tradição, como demonstrado com o desenvolvimento de Dragon Age: The Veilguard. Contudo, o mais recente título da franquia também não atingiu o sucesso esperado, apresentando vendas abaixo do que a EA projetava internamente.
Atualmente, a BioWare concentra esforços na produção de um novo Mass Effect, embora, de acordo com as expectativas do mercado, o jogo ainda esteja a alguns anos de distância de seu lançamento.