Com a chegada da atualização final em abril, a Larian Studios encerrou oficialmente o desenvolvimento de Baldur’s Gate 3. Mesmo assim, o estúdio segue revisitando, em entrevistas, os bastidores do processo criativo por trás de um dos RPGs mais aclamados dos últimos anos.
Em uma participação recente no podcast “AnsweRED”, Alena Dubrovina, designer-chefe de personagens, revelou que o visual do jogo poderia ter seguido um caminho completamente diferente do que o público conhece hoje.
Um longo processo até o estilo final
Segundo Dubrovina, ao longo da produção, a equipe da Larian reconsiderou várias vezes a direção artística do projeto, chegando inclusive a experimentar um estilo gráfico bem mais cartunesco antes de optar pela estética realista que marca a versão definitiva.
Ela destacou que a escolha do estilo visual foi um dos desafios mais complexos enfrentados pelo estúdio — muito mais difícil do que os jogadores podem imaginar. Nos estágios iniciais do desenvolvimento, os artistas se aventuraram por “abordagens mais estilizadas”, que destoavam bastante do realismo característico da Larian.
“Chegamos a trabalhar em um estilo que eu descreveria como cartunesco, mais próximo do que vemos em quadrinhos e na arte independente.”
-contou Dubrovina.
A designer explicou ainda que as mudanças no estilo visual não se restringiram a pequenos ajustes: foram reformulações completas, que levaram a equipe a reiniciar o trabalho do zero mais de uma vez.
“De fato, mudamos totalmente nossa direção de design pelo menos duas vezes. E não foram ajustes sutis; foram mudanças radicais.”
-revelou
O impacto das mudanças na equipe de arte
Essas alterações drásticas de rumo impactaram profundamente o time de desenvolvimento, especialmente os artistas. Dubrovina admitiu que as sucessivas revisões colocaram a equipe sob enorme pressão. Ela lembrou um episódio marcante envolvendo um colega do departamento de personagens.
“Houve um artista que passou cerca de seis meses trabalhando exclusivamente na criação de cabeças. As pessoas diziam: ‘Você está quase lá’. E então, de repente: ‘Não, não é isso’. Dava para perceber que ele já estava chegando ao limite.”
-relatou
Esse exemplo ilustra como o processo criativo de Baldur’s Gate 3 foi marcado não apenas pela busca incessante por excelência, mas também pelos desafios emocionais e técnicos que surgem quando uma equipe decide repensar radicalmente a identidade visual de um projeto.
Baldur’s Gate 3 está atualmente disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S.