Polêmica: Desenvolvedor de Baldur’s Gate 3 critica fala de Randy Pitchford sobre preço de Borderlands 4

Polêmica: Desenvolvedor de Baldur’s Gate 3 critica fala de Randy Pitchford sobre preço de Borderlands 4

O debate sobre o aumento de preços no mercado de games está cada vez mais acalorado, com reajustes afetando tanto consoles quanto novos lançamentos. Diante desse cenário, muitos jogadores demonstram preocupação com o custo dos próximos títulos, entre eles Borderlands 4.

Recentemente, Randy Pitchford, CEO da Gearbox Software, gerou controvérsia ao responder, no X (antigo Twitter), a um fã que pediu para que o preço de Borderlands 4 não fosse elevado. O jogador escreveu:

“Randy, esse jogo não deveria custar US$ 80. Não tome esse risco, muitos jogadores não apoiam essa constante elevação de preços.”

Pitchford respondeu de forma direta e polêmica:

“A) Essa decisão não cabe a mim. B) Se você for um verdadeiro fã, encontrará uma maneira de comprá-lo. Minha loja local tinha Starflight para Sega Genesis por US$ 80 em 1991, quando eu recém saíra do ensino médio e trabalhava em uma sorveteria em Pismo Beach, e mesmo assim encontrei um jeito de comprá-lo”.

Até o momento, nem a Gearbox nem a Take-Two, responsável pela publicação, confirmaram se Borderlands 4 será lançado com o novo preço-padrão de US$ 80, que vem sendo adotado por diversas produtoras. Entretanto, a fala de Pitchford rapidamente repercutiu negativamente nas redes sociais, sendo considerada insensível por muitos usuários.

Diretor da Larian critica declaração

Entre as críticas mais contundentes, destacou-se a de Michael Douse, diretor de publicação da Larian Studios, conhecida pelo sucesso Baldur’s Gate 3. Douse classificou a fala de Pitchford como “repugnante”.

O executivo da Larian reforçou que, embora a inflação seja um fator real — “inclusive provisionamos reservas para isso em nossa equipe”, comentou —, afirmar que “verdadeiros fãs” devem encontrar um meio de pagar é problemático.

“Essa ideia é repugnante porque sugere que o jogo é mais importante do que as necessidades básicas das pessoas, especialmente em tempos de crise do custo de vida.”

-argumentou.

Outro usuário na rede social destacou que, ao se ajustar a inflação, os jogos AAA hoje são relativamente baratos e justificam seus preços. Ainda assim, Douse rebateu a narrativa de que amor e apoio a uma franquia devem ser medidos pelo quanto se paga:

“Fãs de verdade são aqueles que se interessam, se envolvem e acompanham o que você faz, independentemente de quanto gastam.”

Questionado se aceitaria que Baldur’s Gate 3 fosse vendido por US$ 80, Douse afirmou que, mesmo que fosse o caso,

“provavelmente não recomendaríamos que as pessoas se sacrificassem financeiramente apenas para serem considerados ‘verdadeiros fãs.”

A discussão evidencia um dilema cada vez mais presente na indústria: como equilibrar os custos crescentes de produção com a acessibilidade para os consumidores, especialmente em um momento de instabilidade econômica global.

Fonte: GamesRadar