Embora Uncharted seja, sem dúvida, a franquia mais lucrativa da Naughty Dog, já se passaram quase nove anos desde o lançamento do último título principal da série. Atualmente, o estúdio está focado em um novo projeto, Intergalactic: The Heretic Prophet, que promete se distanciar significativamente da fórmula tradicional que consagrou a desenvolvedora.
De acordo com Neil Druckmann, copresidente da Naughty Dog e criador de The Last of Us, essa guinada só é possível graças ao apoio irrestrito da Sony. Em sua participação no podcast Last Stand Media, Druckmann destacou o papel fundamental da PlayStation em garantir liberdade criativa à equipe, sem impor a continuidade de suas franquias de maior sucesso.
Sony apoia decisões criativas ousadas
“O PlayStation nos oferece muita liberdade, muitos recursos e, acima de tudo, autonomia para realizarmos aquilo que acreditamos, permanecendo fiéis à nossa visão.”
-afirmou Druckmann, que atualmente lidera o desenvolvimento de Intergalactic: The Heretic Prophet.
Ele ressaltou, com gratidão, que a Sony sempre apoiou as decisões mais ousadas do estúdio:
“Quando quisemos encerrar a história de Nathan Drake em Uncharted 4, eles disseram: ‘Sigam em frente, nós apoiamos vocês. Vamos fazer disso a melhor versão possível.”
Druckmann também relembrou o respaldo da Sony quando o estúdio decidiu investir em uma direção completamente diferente com The Last of Us Part II:
“Eles nos disseram: ‘Tudo bem, podem fazer.”
“Mesmo quando começamos The Last of Us, foi visto como algo arriscado, afinal, estávamos abandonando Uncharted no auge do sucesso para criar uma nova IP”.
Ele comparou o apoio recebido à postura que outras editoras poderiam adotar:
“Em muitas empresas, teríamos ouvido: ‘De jeito nenhum! Vocês vão continuar com Uncharted até ele deixar de ser lucrativo. Mas a Sony entende como funcionamos: fazemos nosso melhor trabalho quando estamos empolgados e apaixonados pelo que criamos.”
Além de Intergalactic, há outro projeto misterioso
Enquanto lidera a equipe responsável por Intergalactic: The Heretic Prophet — cuja previsão de lançamento não deve acontecer antes de 2027 —, Druckmann também atua como mentor em um segundo projeto que está em desenvolvimento dentro do estúdio.
Ainda não há informações oficiais sobre essa produção, mas rumores indicam que pode se tratar de The Last of Us Part III, de um novo Uncharted, ou até mesmo de uma propriedade intelectual completamente inédita.
Recentemente, surgiram especulações de que a Naughty Dog teria cancelado um jogo single-player não anunciado, alimentando ainda mais as teorias sobre o que realmente está em andamento.
Além disso, boatos sobre o retorno de Uncharted continuam circulando. Um suposto projeto secreto, que estaria em produção há cerca de três anos, estaria sendo liderado por Shaun Escayg — diretor criativo e roteirista de Uncharted: The Lost Legacy. A presença de Escayg à frente dessa iniciativa sugere um possível renascimento da amada franquia de ação e aventura.