Bungie enfrenta crise interna — ex-funcionários acusam gestão de ganância e má conduta

Bungie enfrenta crise interna — ex-funcionários acusam gestão de ganância e má conduta

A situação na Bungie, estúdio sediado em Seattle, atravessa um momento delicado. Recentemente, a empresa foi novamente acusada de apropriação indevida de arte, desta vez relacionada ao desenvolvimento de Marathon, seu novo jogo de tiro em produção. A artista Fern Hook denunciou a Bungie por supostamente ter utilizado ideias suas no projeto.

O caso reacendeu discussões sobre o ambiente de trabalho na empresa, com diversos relatos apontando que o clima interno nunca esteve tão ruim. Ex-funcionários, em conversa com Destin Legarie, ex-jornalista do IGN, relataram uma cultura organizacional profundamente afetada por problemas de liderança e uma gestão motivada, segundo eles, pela “ganância”.

Gestão é apontada como principal responsável

De acordo com os relatos, as falhas estruturais e de liderança persistiram mesmo após a aquisição da Bungie pela Sony. Embora não tenham sido mencionados nomes específicos, as críticas recaem sobre a administração como um todo.

Legarie destacou ainda que, conforme os depoimentos colhidos, o departamento de recursos humanos também contribuiu para o ambiente tóxico, sendo acusado de encobrir casos de assédio. Um ex-funcionário alegou que um integrante desse setor teria ocultado problemas internos em troca de uma compensação milionária ao deixar a empresa.

“A solução é responsabilizar a liderança”,

-declarou uma das fontes.

Apesar do cenário predominantemente negativo, alguns líderes foram citados de forma positiva. Um exemplo é Joe Blackburn, que deixou a Bungie em 2024. Segundo antigos colegas, ele “se importava como ninguém”.

Retrato majoritariamente crítico do estúdio

“A raiz de tudo na Bungie é a ganância”, afirmou um ex-desenvolvedor no vídeo publicado por Legarie. Outro reforçou:

“O problema está na falta de empatia com os jogadores, na liderança descoordenada e na cultura corporativa.”

A aquisição pela Sony também teria alterado significativamente a filosofia do estúdio.

“Durante o processo de compra, a linguagem interna mudou: antes falávamos sobre estúdio, jogos e jogadores; depois passou a ser empresa, produto e clientes.”

-relatou um ex-funcionário.

Em outro episódio recente, um ex-desenvolvedor utilizou a rede social BlueSky para criticar a gestão da Bungie, classificando o ambiente de trabalho como tóxico e humilhante para as equipes envolvidas.

Fonte: WCCFTech