Doom: The Dark Ages vende menos de 1 milhão de unidades, apontam dados preliminares

Doom: The Dark Ages vende menos de 1 milhão de unidades, apontam dados preliminares

Lançado recentemente, Doom: The Dark Ages já conquistou uma marca expressiva: 3 milhões de jogadores em poucos dias, segundo revelou a Bethesda por meio de suas redes sociais. O número torna o título o maior lançamento da história da id Software, superando os jogos anteriores da lendária franquia.

Apesar do sucesso em alcance, os números de vendas efetivas do game estão abaixo do esperado. De acordo com estimativas da Alinea Analytics, apenas 800 mil cópias foram comercializadas até agora — menos de um terço do total de jogadores.

Game Pass impulsiona número de jogadores

O relatório da Alinea aponta que cerca de 2 milhões de jogadores acessaram o jogo por meio do serviço de assinatura Xbox Game Pass, o que ajuda a explicar o rápido crescimento da base de usuários, mesmo com um desempenho de vendas modesto.

Os dados detalhados indicam que cerca de 400 mil cópias foram vendidas no PC via Steam, enquanto as versões para PlayStation 5 e Xbox Series X|S somaram aproximadamente 200 mil cópias cada, totalizando os 800 mil exemplares físicos e digitais vendidos.

Comparativo com títulos anteriores

Apesar do sucesso numérico, Doom: The Dark Ages apresentou um desempenho inferior aos seus antecessores no Steam. Seu pico de jogadores simultâneos foi de 31.470, número significativamente menor em comparação a Doom Eternal, que atingiu 104.891, e ao Doom de 2016, com 44.217.

Ainda assim, o alcance inicial supera outros títulos de destaque que também chegaram ao Game Pass, como Hi-Fi Rush, que levou seis meses para atingir 3 milhões de jogadores — um feito que Doom: The Dark Ages alcançou em menos de uma semana.

Com o apoio do Game Pass e o prestígio da franquia, Doom: The Dark Ages já se consolidou como um dos grandes lançamentos do ano, mesmo que os números de vendas ainda não acompanhem o alcance da marca. A expectativa agora gira em torno da sustentação da base de jogadores e da possível evolução nas vendas nos próximos meses.

Fonte: Alinea Analytics