Akio Sakamoto, diretor técnico da Kojima Productions, compartilhou suas impressões sobre a transição entre o PlayStation 4 e o PlayStation 5 durante uma entrevista concedida à revista Edge. Segundo ele, apesar das expectativas, o salto tecnológico entre os dois consoles não é tão expressivo quanto muitos imaginam.
Diferenças Técnicas Entre PS4 e PS5 São Subtis, Segundo Sakamoto
Para Akio Sakamoto, o hardware do PS5, lançado em 2020, não apresenta uma diferença drástica em relação ao PS4, lançado em 2013. O que muda, na visão do diretor, é a forma como certas metas de design podem ser alcançadas de maneira mais eficiente no console da nova geração.
“A melhoria mais óbvia do ponto de vista tecnológico é a redução nos tempos de carregamento, mas, para ser honesto, a diferença entre os dois hardwares não é tão grande. É mais uma questão de que, no PS5, existem maneiras mais eficientes de se chegar a resultados semelhantes”, afirmou Sakamoto.
SSD do PS5 e Impacto em Jogos Como Death Stranding 2
Um dos exemplos mais claros dessa “eficiência” está na unidade SSD do PS5, que substitui o tradicional HD usado no PS4. Esse avanço possibilita tempos de carregamento quase instantâneos, algo fundamental para jogos com mundos abertos, como Death Stranding 2: On The Beach.
Com essa tecnologia, os desenvolvedores têm mais liberdade para criar ambientes expansivos sem depender de artifícios como túneis de carregamento, oferecendo uma experiência mais fluida ao jogador.
Limites Técnicos dos Consoles na Visão de Especialistas
A opinião de Sakamoto encontra eco em outras figuras do setor. Shawn Layden, ex-presidente da Sony Interactive Entertainment America, afirmou que o salto de performance visto do PS1 para o PS2 dificilmente será repetido nas gerações seguintes. Segundo Layden, os consoles estão se aproximando do limite máximo de potência técnica.
Death Stranding 2: On The Beach tem data oficial de lançamento marcada para 26 de junho de 2025, exclusivamente para PlayStation 5. O título promete aproveitar ao máximo as capacidades do console, mesmo que, segundo os desenvolvedores, o salto tecnológico não seja tão revolucionário quanto em gerações anteriores.
Fonte: Gamesradar