A editora Microids, em parceria com o estúdio Virtuallyz Gaming, anunciou oficialmente nesta sexta-feira (16) Syberia Remastered, uma reimaginação visual e mecânica do clássico jogo de aventura point-and-click lançado originalmente em 2002. O título chegará ao mercado no final de 2025, com versões confirmadas para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.
Mais de duas décadas após sua estreia, Syberia retorna com a promessa de oferecer uma experiência fiel ao universo criado por Benoît Sokal, ao mesmo tempo em que adota tecnologias e padrões modernos para atrair novos jogadores sem perder sua identidade original.



Visual renovado, alma preservada
Segundo a Microids, todos os ambientes foram cuidadosamente reconstruídos, respeitando a direção de arte original que consagrou o jogo como um ícone cult do gênero. Os personagens icônicos e locais memoráveis da jornada de Kate Walker ganham nova vida com gráficos atualizados e ambientações redesenhadas para maior imersão.
A remasterização também trará uma interface de usuário reformulada, além de navegação em 3D mais fluida e controles otimizados para plataformas modernas, tudo com o objetivo de tornar a exploração e o envolvimento narrativo mais acessíveis, sem sacrificar o tom contemplativo e o ritmo singular do jogo.
Um dos pilares da série Syberia — seus famosos quebra-cabeças — também receberá atenção especial nesta nova versão. Os enigmas foram repensados e ajustados, buscando um equilíbrio entre o desafio original e uma abordagem mais intuitiva, adaptada aos padrões de design atuais, mas ainda intrinsecamente ligados à trama e ao universo da família Voralberg.



Legado de um clássico atemporal
Syberia foi um dos grandes marcos da era de ouro dos adventures no início dos anos 2000, aclamado por sua direção de arte, ambientação narrativa e pela protagonista Kate Walker, uma advogada de Nova York que embarca em uma jornada surreal pela Europa Oriental e além, em busca do misterioso inventor Hans Voralberg.
Com Syberia Remastered, a Microids sinaliza não apenas um resgate técnico, mas também uma homenagem ao legado de Sokal — falecido em 2021 — reafirmando a importância de seu trabalho no cenário dos jogos narrativos. Mais detalhes sobre o projeto devem ser revelados nos próximos meses, à medida que o lançamento se aproxima.