Death Stranding 2: Ciclo dia-noite terá impacto real na jogabilidade, explica Hideo Kojima

Death Stranding 2: Ciclo dia-noite terá impacto real na jogabilidade, explica Hideo Kojima

A aguardada sequência Death Stranding 2 chega ao PS5 no próximo mês, e a expectativa só cresce após as recentes prévias que selecionados veículos de imprensa jogaram em Tóquio. Além disso, Hideo Kojima tem participado de diversas entrevistas, revelando novos aspectos da experiência, incluindo o inédito ciclo de dia e noite — uma mecânica ausente no primeiro título.

De acordo com o criador da franquia, o sistema vai além de um mero efeito estético: ele influenciará diretamente o gameplay. Durante a noite, por exemplo, será mais fácil se movimentar sem ser detectado. Por outro lado, a escuridão pode comprometer a navegação e dificultar a visibilidade.

A escolha por representar o tempo em um mundo aberto

Kojima explicou que a implementação desse ciclo foi motivada pela necessidade de refletir de forma mais fiel a passagem do tempo em um mundo aberto. No jogo original, não era possível acompanhar o nascer ou o pôr do sol devido a limitações técnicas do motor gráfico da época. Agora, com uma tecnologia mais avançada, esse elemento pôde ser integrado de forma natural.

Ainda assim, essa adição trouxe desafios. O diretor comentou que algumas cenas ficaram escuras demais durante a noite, o que exigiu ajustes:

“A iluminação das cutscenes também varia conforme a hora do dia, o que tornou o desenvolvimento mais complexo.”

-comentou.

Kojima também mencionou sua vontade de recriar certas cenas com um clima cinematográfico noturno, mas reconhece que a experiência pode variar para cada jogador, já que o ciclo é dinâmico.

Sistema de tempo mais orgânico

Diferente de outros jogos como Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, em que o tempo podia ser avançado ao fumar um charuto, Death Stranding 2 oferece uma abordagem mais imersiva: o jogador poderá simplesmente ir para a cama e aguardar até o amanhecer.

“Pensamos em jogadores que preferem evitar deslocamentos noturnos. Por isso, criamos uma forma natural de pular o tempo — dormir em um quarto privativo.”

-explicou Kojima.

O novo sistema estará disponível a partir de 26 de junho de 2025, quando Death Stranding 2 será lançado exclusivamente para PS5. Quem adquirir a Edição Digital Deluxe ou a Edição de Colecionador terá acesso antecipado de dois dias à nova jornada de Sam Porter Bridges.