Com o lançamento de Grand Theft Auto VI agora marcado para o dia 26 de maio de 2026, a Rockstar Games trouxe nova empolgação aos fãs ao divulgar um novo trailer do aguardado título. Embora o vídeo ainda não tenha mostrado gameplay direto, ele impressionou pela fidelidade gráfica, confirmando que todas as cenas foram capturadas em tempo real no PlayStation 5, utilizando o motor gráfico desenvolvido pela própria Rockstar.
No entanto, o canal Digital Foundry, conhecido por suas análises técnicas detalhadas, levantou uma questão importante: a possibilidade de vermos GTA VI rodando a 60 quadros por segundo (fps) nos consoles é bastante remota. De acordo com os analistas, o uso extensivo de tecnologias avançadas, como o Ray Tracing para Iluminação Global (RTGI), aliado ao tamanho do mundo aberto e à densidade de detalhes do jogo, torna o desempenho a 60fps quase inviável nas plataformas atuais.
A dificuldade de atingir 60fps
A equipe do Digital Foundry destacou que, embora seja possível que a Rockstar tenha otimizado o título, há aspectos fundamentais que dificultam a obtenção de uma taxa de quadros tão alta.
"Eu adoraria estar errado também, mas há algumas coisas que eles não conseguem cortar. […] Você não consegue se livrar da Iluminação Global por Ray Tracing. […] Quando você tem RTGI, um mundo aberto enorme, essas coisas tendem a não rodar bem a 60fps", explicou o canal em sua análise.
Além disso, algumas partes do trailer já estavam sendo executadas em resoluções próximas a 1080p, o que levanta a hipótese de que, para manter a alta qualidade visual, será necessário o uso de upscaling agressivo para qualquer tentativa de atingir 60fps. Isso poderia comprometer a nitidez da imagem, algo que pode ser prejudicial para a experiência visual de GTA VI.
Alternativas para o desempenho
Com base nessas observações, o Digital Foundry sugeriu algumas alternativas que a Rockstar poderia implementar para otimizar a jogabilidade. A mais viável seria a inclusão de um modo a 40fps para jogadores que possuam TVs compatíveis com taxas de atualização de 120Hz. Outra possibilidade seria um modo com framerate destravado, permitindo uma experiência mais fluida, mas sem garantir uma taxa fixa de quadros.
"Tudo indica que este é um jogo a 30 fps, talvez com um modo 40fps", afirmou a equipe do Digital Foundry.
Expectativas para o lançamento
GTA VI será lançado inicialmente para PlayStation 5 e Xbox Series X|S e promete ser um marco técnico para esta geração de consoles. Mesmo que o desempenho do jogo permaneça limitado a 30fps — algo que, segundo o Digital Foundry, pode ser necessário para preservar a ambição visual do título — o impacto visual e técnico promete impressionar os jogadores.
A Rockstar, conhecida por seus esforços em entregar gráficos de altíssima qualidade, pode optar por manter esse compromisso com a fidelidade visual, mesmo que isso signifique limitar o desempenho para manter a integridade do mundo aberto e suas complexas interações gráficas.