Codemasters anuncia demissões após reestruturação e cancelamento de jogos pela EA

Codemasters anuncia demissões após reestruturação e cancelamento de jogos pela EA

A Codemasters, tradicional estúdio britânico conhecido por seu legado em jogos de corrida, confirmou que passará por um processo de reestruturação que inclui demissões, ainda sem número divulgado. A decisão está diretamente ligada à recente mudança estratégica da Electronic Arts (EA), sua controladora, que optou por encerrar todos os projetos relacionados à franquia WRC (World Rally Championship), impactando significativamente a estrutura e foco do estúdio.

Reestruturação estratégica

Em comunicado enviado ao portal VGC, a Codemasters afirmou que a medida tem como objetivo alinhar a equipe às novas prioridades do mercado, reforçando áreas consideradas estratégicas:

“Como empresa, estamos em constante evolução para atender às crescentes necessidades dos nossos jogadores e direcionar maior foco em nosso portfólio. Isso nos levou a considerar a redução de algumas funções, enquanto realocamos o máximo possível de acordo com nossas prioridades estratégicas.”

A empresa tenta realocar parte dos afetados, mas não há garantias de retenção integral do time. O anúncio também surge pouco tempo após a revelação de F1 25, próximo jogo da sua principal franquia, sugerindo que os cortes não devem impactar diretamente a produção do título, mas ainda geram preocupações sobre a sustentabilidade da equipe no longo prazo.

Histórico e recente crise

A Codemasters, que possui quase 30 anos de experiência em jogos de corrida, incluindo franquias como DiRT, GRID e F1, foi adquirida pela Electronic Arts em 2021 por US$ 1,2 bilhão. A expectativa na época era ampliar o portfólio de esportes da EA, com foco especial no nicho de corridas.

No entanto, desde então, o estúdio tem enfrentado instabilidade. Em dezembro de 2023, uma primeira rodada de cortes foi realizada, com foco na equipe de controle de qualidade (QA). Agora, a nova medida de reestruturação indica uma tentativa da EA de reduzir custos diante das mudanças no cenário global da indústria de games.

Encerramento da linha WRC

O cancelamento dos projetos ligados à WRC também marca o fim de uma era para a Codemasters. Em nota publicada no blog oficial da EA, a empresa destacou o encerramento como uma decisão difícil, mas estratégica:

“Toda grande jornada eventualmente encontra sua linha de chegada, e hoje anunciamos que chegamos ao fim da estrada trabalhando no WRC. Esperamos que continue sendo uma fonte de alegria, entusiasmo e emoção. Dedicamos nossos corações para criá-lo para os fãs, e sabemos que vocês manterão essa paixão viva.”
Futuro incerto

Apesar da confirmação da continuidade da série F1, a Codemasters encara um momento de incerteza. A ausência de um número exato de funcionários afetados pelas demissões levanta dúvidas sobre a capacidade da empresa em manter múltiplos projetos ativos. Analistas do setor sugerem que a EA pode reestruturar ainda mais suas divisões de desenvolvimento de jogos esportivos, especialmente aqueles com escopo mais limitado de mercado.

A expectativa é que F1 25, com lançamento marcado para 30 de maio, seja um teste importante para o futuro da Codemasters dentro da estrutura da EA.

Fonte: Insider Gaming