PGB Latam 2025: Pesquisa revela perfil do público gamer da América Latina durante a gamescom latam

PGB Latam 2025: Pesquisa revela perfil do público gamer da América Latina durante a gamescom latam

Nesta quinta-feira (1), a Pesquisa Game Brasil (PGB) apresentou, diretamente da gamescom latam 2025 em São Paulo, os principais resultados da edição latino-americana do estudo. A PGB Latam reúne dados atualizados sobre o comportamento dos jogadores na região, seus hábitos de consumo e preferências em relação aos games.

A edição deste ano contou com a participação de jogadores de cinco países latino-americanos — Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru. Os dados revelam que, depois do Brasil, o México lidera o consumo de jogos digitais, com 77,6% da população conectada ao universo gamer, seguido de perto pelo Peru (75,6%) e Argentina (75,5%).

Os perfis geracionais também variam conforme o país. Enquanto na Argentina, Chile, Colômbia e Peru os Millennials (entre 30 e 44 anos) são maioria entre os jogadores, no México, quem domina são os jovens da Geração Z (15 a 29 anos).

Carlos Silva, CEO da Go Gamers — empresa responsável pela PGB — comentou sobre os resultados:

“A cada edição percebemos características únicas em cada país, mas também encontramos muitos pontos em comum. Isso reforça o quanto a América Latina se destaca como uma das regiões mais engajadas no mercado global de games”.

Um desses pontos em comum está na plataforma preferida: em todos os países participantes, o smartphone é o dispositivo mais utilizado para jogar. A Colômbia se destaca com 55% dos gamers concentrados no mobile. Já no segundo lugar, há variações: no Chile, México e Brasil, os consoles ocupam essa posição (com 18,8%, 27% e 24,7%, respectivamente), enquanto no Peru, plataformas alternativas — como portáteis — ganham espaço, com 28%.

A pesquisa também revela que os jogos digitais são vistos como uma das principais formas de entretenimento na América Latina. No Peru, por exemplo, 80,9% dos entrevistados afirmam que os games são sua maior fonte de diversão, superando até mesmo o Brasil nesse quesito. O país andino também lidera em número de pessoas que se identificam como gamers (46,3%), seguido pelo Brasil (44,2%) e México (43,8%).

Durante o painel na gamescom latam 2025, Carlos Silva e Mauro Berimbau, consultor da Go Gamers, apresentaram ainda outras informações exclusivas da PGB 2025, como os jogos favoritos dos brasileiros em cada plataforma e o novo ranking das marcas mais presentes no universo gamer.

O relatório completo da PGB 2025 já está disponível para acesso gratuito. Clique aqui para conferir.