A Naughty Dog lançou oficialmente a atualização 1.3 de The Last of Us Part II Remastered para PC, implementando uma série de correções e aprimoramentos com base no feedback da comunidade. O novo patch foca em aspectos visuais, jogabilidade, compatibilidade com controles e estabilidade geral do título.
Melhorias visuais e efeitos de sangue
Um dos destaques da atualização é o ajuste nos efeitos de sangue. O efeito de gotejamento dinâmico agora é exibido corretamente nas partes do corpo atingidas por ataques corpo a corpo, aumentando a fidelidade visual das batalhas. Além disso, os respingos de sangue que apareciam na tela deixaram de desaparecer momentaneamente durante esquivas ou movimentos bruscos de câmera.
Também foram corrigidas distorções na iluminação em áreas submersas escuras e um bug visual raro que podia fazer jogadores caírem fora dos limites do mapa durante sequências a cavalo em Seattle. As cutscenes em formato ultrawide também receberam atenção, com melhorias nas animações e na iluminação.
Ajustes no controle e Steam Input
A atualização trouxe refinamentos importantes para quem joga com controle, especialmente o DualSense, que agora apresenta resposta mais precisa quando utilizado com o Steam Input. Os gatilhos adaptáveis, que estavam com funcionamento comprometido nesse modo de entrada, também foram corrigidos. Outros problemas resolvidos incluem falhas após interações ou viradas rápidas, além de ruídos na rotação da câmera ao mirar com rifles quando o jogo estava sendo executado com upscaling ativado.
Otimizações técnicas e melhorias no modo “Sem Volta”
A exibição de status no Steam agora está correta ao jogar o modo “Sem Volta” (No Return), e a atualização elimina as imagens fantasmas que apareciam ao usar FSR Frame Generation em resoluções menores que a nativa. Além disso, foram feitas melhorias gerais de estabilidade, com correções para falhas pontuais e otimizações de performance. A versão 1.3 reforça o compromisso da Naughty Dog em entregar uma experiência mais polida e estável aos jogadores de The Last of Us Part II Remastered no PC, atendendo a questões técnicas levantadas desde o lançamento.
Novos patches devem continuar a ser lançados conforme a desenvolvedora monitora o desempenho e a recepção da comunidade.