No último fim de semana, a Bungie finalmente revelou oficialmente Marathon, seu novo projeto. No entanto, a recepção do público ficou longe do entusiasmo esperado: embora o visual não convencional tenha chamado atenção, muitos jogadores criticaram a falta de destaque da jogabilidade apresentada.
Estratégia para tentar reverter a percepção
Segundo informações do portal Forbes, as críticas iniciais deixaram a liderança da Bungie nervosa com o futuro do projeto. A publicação afirma que permitir que os jogadores comentassem e postassem livremente sobre a beta foi uma estratégia pensada para tentar gerar engajamento positivo e mudar a narrativa em torno do jogo:
"Após a reação à revelação da jogabilidade, a liderança ficou nervosa, mas tentou tranquilizar as equipes. No fim das contas, eles imaginaram que a narrativa mudaria se o acordo de confidencialidade fosse revogado. De fato, parece ter ajudado."
Ainda segundo o Forbes, muitos códigos de acesso à beta começaram a ser divulgados publicamente, inclusive com códigos de amigo, o que ampliou o alcance da fase de testes.
Preço e modelo de negócios definidos
O portal também informa que Marathon será vendido por US$40/R$200, seguindo a tendência de preço de jogos como Helldivers 2 e Concord. Mesmo diante das críticas, a Bungie não pretende alterar esse modelo de negócios, principalmente porque o plano de comercialização como jogo pago já está consolidado há muito tempo — qualquer mudança agora seria inviável.
Ambiente interno na Bungie já era preocupante
Vale lembrar que, no ano passado, o jornalista Jason Schreier já havia revelado que o sentimento interno dentro da Bungie em relação a Marathon não era dos mais otimistas. Somado aos problemas contínuos de Destiny 2, a situação gerava temores de possíveis intervenções da Sony, que adquiriu a Bungie em 2022.
Marathon está programado para ser lançado no dia 23 de setembro de 2025, com versões confirmadas para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.
Fonte: Forbes