Apesar do enorme sucesso de Palworld, a desenvolvedora Pocketpair enfrenta uma batalha jurídica complicada com a Nintendo, acusada de infringir patentes relacionadas às mecânicas de captura de criaturas, características centrais da série Pokémon.
Pocketpair rebate acusações citando outros jogos
Em sua defesa, a Pocketpair afirma que as mecânicas apontadas pela Nintendo já existiam em outros jogos e projetos muito antes de Palworld ser lançado, e que a Nintendo não deveria ter exclusividade sobre sistemas tão amplamente utilizados na indústria.
O estúdio apresentou uma lista de exemplos para sustentar seu argumento, incluindo jogos comerciais e projetos de fãs:
- Craftopia
- Pocket Souls (mod de Dark Souls 3)
- Ark: Survival Evolved
- The Legend of Zelda
- Final Fantasy 14
- Tomb Raider
- Far Cry 5
- Monster Super League
- Pixelmon (mod de Minecraft)
- Pikmin 3 Deluxe
- Rune Factory 5
- Titanfall 2
- Path of Exile
- Octopath Traveler
- Dragon Quest Builders
- Nexomon
- NukaMon (mod de Fallout 4)
- Monster Hunter 4G/Ultimate
- ArcheAge
- Riders of Icarus
Segundo a Pocketpair, esses jogos e mods já apresentavam mecânicas de captura, dominação ou invocação de criaturas em combate, além de sistemas de lançamento de objetos semelhantes ao uso de Pokébolas — o que comprovaria que as ideias não são exclusivas da franquia Pokémon.
Um argumento de amplo impacto
Ao adotar essa linha de defesa, a Pocketpair tenta convencer a Justiça de que as patentes da Nintendo sobre essas mecânicas não são válidas ou, no mínimo, não deveriam ser aplicadas contra Palworld. A argumentação também levanta um debate importante sobre o que pode ou não ser considerado original o suficiente para receber proteção legal no mercado de games.
Vale destacar que, até o momento, o processo ainda está em andamento e nenhuma decisão final foi anunciada.
Fonte: Windows Central