GoldenEye 007: Nintendo teria barrado remasterização completa, afirma Nightdive Studios

GoldenEye 007: Nintendo teria barrado remasterização completa, afirma Nightdive Studios

Antes de Halo revolucionar os jogos de tiro em primeira pessoa nos consoles, GoldenEye 007 já pavimentava esse caminho com maestria. Lançado em 1997, o título da Rare para Nintendo 64 tornou-se um marco do gênero e até hoje é lembrado com carinho por jogadores nostálgicos.

Apesar dos pedidos constantes da comunidade por uma nova versão do clássico, apenas em 2023 foi disponibilizada uma remasterização sutil para Nintendo Switch, Xbox One e Xbox Series X|S. No entanto, segundo Stephen Kick, CEO da Nightdive Studios, havia planos bem mais ambiciosos em andamento.

Uma nova chance para o clássico — que quase aconteceu

Em entrevista recente, Kick revelou que o estúdio chegou a negociar com os detentores de direitos da franquia — incluindo MGM e Eon Productions — com o objetivo de produzir uma remasterização completa de GoldenEye 007. Para isso, a Nightdive reuniu um time de veteranos da indústria, com a intenção de dar ao jogo um retorno à altura de seu legado.

O projeto parecia promissor. MGM e Eon demonstraram interesse e os envolvidos estavam confiantes de que tinham tudo para avançar. Mas uma peça fundamental faltava no quebra-cabeça: a Nintendo.

Nintendo teria vetado a participação de estúdios externos

Segundo Kick, as negociações se estenderam por quase um ano e, num determinado momento, MGM e Eon questionaram se a Nintendo possuía direitos sobre o título. Quando a questão foi levada à empresa japonesa, a resposta foi direta e definitiva:

“A Nintendo não permite que terceiros mexam em seus produtos. Nunca”

-relatou o executivo.

Esse veto teria sido o principal obstáculo para a concretização do projeto — e, ao que parece, não foi a primeira vez.

Histórico de impasses

A Rare, estúdio responsável pelo título original, também tentou desenvolver uma nova versão de GoldenEye 007 na época do Xbox 360. A ideia incluía gráficos atualizados, controles modernos e diversas melhorias. No entanto, os direitos fragmentados entre várias empresas — combinados com a resistência da Nintendo — acabaram enterrando o projeto.

Mesmo com múltiplas tentativas ao longo dos anos, GoldenEye 007 permanece como um exemplo clássico de como questões de licenciamento e políticas corporativas podem impedir o retorno de grandes sucessos do passado. A Nightdive, assim como outros estúdios antes dela, viu seu sonho frustrado não por falta de competência ou vontade — mas por barreiras legais e estratégicas.