Ex-funcionário de Concord defende Marathon após comparações negativas: “Estamos todos tentando acertar”

Ex-funcionário de Concord defende Marathon após comparações negativas: “Estamos todos tentando acertar”

No último fim de semana, a Bungie finalmente revelou novidades substanciais sobre Marathon, seu aguardado shooter com foco em extração, incluindo novos vídeos de gameplay e a data oficial de lançamento. No entanto, a recepção não foi totalmente positiva — muitos jogadores não demoraram a traçar paralelos entre Marathon e Concord, jogo da Firewalk Studios que teve uma recepção morna e rapidamente se tornou alvo de críticas por parte da comunidade.

Em meio às comparações, Stephan Williams — artista que participou do desenvolvimento de Concord — decidiu se manifestar publicamente no Reddit, expressando frustração com a forma como desenvolvedores têm sido tratados quando um projeto não alcança as expectativas do público.

“Fracassar é parte do processo, e ninguém sente isso mais que a equipe”

Williams reconheceu abertamente que Concord falhou em engajar os jogadores, e não tentou suavizar o impacto do insucesso. Segundo ele, ver o projeto se tornar piada nas redes foi extremamente doloroso para todos os envolvidos, mas também serviu como aprendizado e motivação para continuar tentando.

“Eu sei o que aconteceu com Concord e entendo por que foi criticado. Ver o projeto naufragar foi devastador, mas também me ensinou a importância de arriscar. A margem para o sucesso é pequena — e, desta vez, não conseguimos. Mas isso não quer dizer que devamos perder o respeito por quem tenta.”

Marathon é um novo projeto com nova equipe: “Não punam quem está tentando algo diferente”

Em sua publicação, Williams pediu que a comunidade evite projetar frustrações passadas em jogos futuros, especialmente quando se trata de equipes distintas que estão tentando criar algo próprio. Ele elogiou a coragem da Bungie por apostar em um projeto com identidade própria e destacou que Marathon merece ser julgado por seus próprios méritos.

“Os desenvolvedores que apareceram na apresentação da Bungie me passaram esperança. Dá pra ver que há paixão ali. E mesmo que eu não esteja envolvido com Marathon, posso entender exatamente o que eles estão sentindo. Estão tentando criar algo novo, e isso merece respeito.”

Um apelo por empatia em meio à pressão da indústria

Finalizando sua mensagem, Stephan reforçou que os jogos são feitos para divertir — e que o público pode (e deve) criticar, mas sem desumanizar quem está por trás de cada linha de código, conceito visual ou decisão de design.

“Ninguém está pedindo piedade, só compreensão. Somos todos humanos tentando criar algo que faça diferença. Que Marathon tenha a chance de mostrar a que veio — e que os erros do passado não sejam usados como arma contra quem está apenas tentando acertar.”

Com estreia marcada para 23 de setembro de 2025, Marathon será lançado para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S. A expectativa é grande, especialmente por ser um projeto da Bungie fora do universo Destiny, mas ainda há muitos desafios pela frente, principalmente no competitivo mercado de jogos como serviço.

Fonte: Reddit