A Ubisoft lançou a atualização 1.0.2 para Assassin’s Creed Shadows, trazendo importantes melhorias para os jogadores do PS5 Pro. Com foco em aprimoramentos técnicos, a nova versão promete entregar a experiência mais completa do jogo nos consoles, segundo a própria desenvolvedora.
Potência do PS5 Pro em destaque
A atualização aproveita ao máximo o hardware do PS5 Pro, com três elementos principais impulsionando os gráficos:
• Uma GPU mais potente, que garante desempenho superior;
• Suporte ao ray tracing com BVH8, acelerando cálculos de luz e reflexo;
• Implementação do PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR), tecnologia de upscaling com suporte de inteligência artificial.
De acordo com a Ubisoft, a arquitetura gráfica de Shadows foi pensada já considerando as capacidades do PS5 Pro. Com isso, foi possível alcançar melhorias significativas, como iluminação global com ray tracing no modo Performance, reflexos realistas nos modos Balanced e Quality, e estabilidade de 60 FPS.
PSSR e visual refinado
Um dos destaques da atualização é o suporte ao PSSR, sistema de aprimoramento de imagem em tempo real baseado em IA. Essa tecnologia melhora a qualidade visual sem comprometer o desempenho, oferecendo imagens mais limpas, especialmente em cenas movimentadas. A Ubisoft afirma que o tempo extra proporcionado pelo adiamento do jogo foi essencial para integrar o PSSR em colaboração com a Sony.
Desde a atualização, o PSSR já vem ativado por padrão para novos jogadores, enquanto usuários antigos podem habilitá-lo nas opções do jogo.
Segundo a Ubisoft, os recursos do PS5 Pro incluem:
• Iluminação global com ray tracing no modo Performance (60 FPS);
• Reflexos com ray tracing nos modos Balanced (40 FPS) e Quality (30 FPS);
• Upscaling com PSSR ativo em todos os modos.
Aprimoramentos de jogabilidade
Além das melhorias gráficas, a atualização trouxe novidades para todos os jogadores, independentemente do console:
• Sistema de trajeto automático ao montar a cavalo (recurso conhecido de jogos anteriores da série);
• Aumento na velocidade de locomoção nas cidades;
• Opção de redefinir pontos de maestria para personalização dos protagonistas Yasuke e Naoe;
• Novo sistema de gerenciamento de inventário, permitindo marcar e desmontar múltiplos itens ao mesmo tempo.
Também foram feitos ajustes em lutas contra chefes e no equilíbrio geral da gameplay. A Ubisoft reforça que continua ouvindo a comunidade, e novas melhorias ainda estão por vir. Apesar de nem todas as sugestões dos fãs poderem ser aplicadas, o diretor criativo Jonathan Dumont afirmou que o suporte ao feedback será constante nas futuras atualizações.