PlayStation Studios: Shuhei Yoshida exalta excelência precoce da Naughty Dog e Sucker Punch

PlayStation Studios: Shuhei Yoshida exalta excelência precoce da Naughty Dog e Sucker Punch

Desde a criação do selo PlayStation Studios, os estúdios internos da Sony vêm se destacando pela qualidade técnica e artística de seus jogos. Entre os nomes mais celebrados estão Guerrilla Games (Horizon Zero Dawn), Housemarque (Returnal), Insomniac Games (Ratchet & Clank), Polyphony Digital (Gran Turismo) e Santa Monica Studio (God of War). Mas, em entrevista recente, dois estúdios em especial receberam elogios calorosos de um dos nomes mais influentes da história da marca: Shuhei Yoshida.

Destaque para Naughty Dog e Sucker Punch

Veterano da indústria e figura chave na trajetória da PlayStation, Shuhei Yoshida destacou o talento precoce da Naughty Dog (Uncharted, The Last of Us) e da Sucker Punch (Ghost of Tsushima). Em conversa com o portal Game File (via GamesRadar), Yoshida comentou que, mesmo nos estágios iniciais de desenvolvimento, essas equipes já demonstravam um nível de qualidade impressionante.

“Trabalhar com a Naughty Dog e a Sucker Punch sempre foi especial. Desde os primeiros protótipos, os jogos já apresentavam respostas ágeis, animações fluídas e uma sensação de polimento que impressionava. Era como se eles tivessem uma fórmula própria para criar experiências impactantes logo de cara.”

-afirmou Yoshida.

Imersão acima de tudo

Yoshida também relembrou sua experiência com Ghost of Tsushima, ressaltando o nível de refinamento do título mesmo durante as fases preliminares.

“A build inicial já era jogável, quase sem bugs. Eles atualizavam constantemente, ajustavam o combate, testavam novas ideias… mas a base já era sólida. Sempre dava prazer jogar.”

Para ele, esse é o verdadeiro indicativo de um grande jogo: quando a imersão é tão profunda que o jogador se esquece de que está com um controle nas mãos.

“Nos melhores momentos, especialmente em jogos de ação em terceira pessoa, você sente que é o personagem. Que está vivendo aquelas ações sobre-humanas. Naughty Dog e Sucker Punch conseguem proporcionar exatamente isso.”

O futuro das duas gigantes

A Sucker Punch está atualmente envolvida no desenvolvimento de Ghost of Yotei, sequência direta de Ghost of Tsushima, com lançamento previsto ainda para este ano no PS5. Já a Naughty Dog prepara sua próxima grande aposta: Intergalactic: The Heretic Prophet, uma nova IP de ficção científica que promete expandir ainda mais o repertório do estúdio — embora ainda sem previsão de estreia.