Mesmo antes de chegar ao mercado, Assassin’s Creed Shadows já estava no centro de debates — não apenas por apresentar Yasuke como um dos protagonistas, mas também por um detalhe polêmico envolvendo a representação de santuários japoneses. A controvérsia surgiu após a revelação de que o jogo permitiria a destruição de elementos internos desses locais sagrados, o que gerou forte reação no Japão.
A representação desses espaços causou desconforto entre fiéis e autoridades religiosas, como os responsáveis pelo Santuário Itate Hyozu, que chegaram a considerar medidas legais contra a Ubisoft. Em resposta, a empresa decidiu remover, já no patch de lançamento, todos os objetos destrutíveis dentro dos santuários. A decisão foi bem recebida por Masumi Tsunoda, atriz responsável por dar vida à personagem Naoe.
“Não é autêntico, e dói ver isso”
Durante uma entrevista, Tsunoda compartilhou sua visão sobre o ocorrido, revelando ter ficado profundamente incomodada com a possibilidade de destruição de itens considerados sagrados no Japão.
“Como intérprete de Naoe, fiquei satisfeita com o meu trabalho. Mas como japonesa, crescer rodeada por santuários e símbolos como os espelhos sagrados torna impossível ver aquilo como algo comum”
-explicou.
Ela também destacou o quanto a liberdade do jogo, nesse ponto específico, acabou ultrapassando limites culturais importantes.
“Essas coisas simplesmente não acontecem no Japão. Ver isso no jogo machuca. Não é autêntico fazer esse tipo de coisa, mesmo num ambiente fictício”,
-desabafou.
Segundo Tsunoda, sua visão foi compartilhada por diversos jogadores japoneses, que expressaram frustração e tristeza com a representação inicial. O feedback negativo se somou à pressão social e culminou na decisão da Ubisoft de alterar o conteúdo.
Do anonimato aos holofotes: a jornada até se tornar Naoe
Assassin’s Creed Shadows marca a estreia de Tsunoda no universo dos videogames. Ela contou que o processo de audição aconteceu há mais de três anos, ainda nos estágios iniciais de desenvolvimento do projeto.
“Na época, a personagem tinha um nome fictício, mas eu percebi que a história se passava no Japão e que ela era uma guerreira. Senti uma conexão imediata.”
-lembrou.
Após um longo período sem resposta, a atriz foi chamada para uma nova etapa, realizada por videoconferência.
“Foi uma das audições mais longas que já fiz, durou cerca de uma hora e meia. Eles me deixaram explorar a personagem de diversas formas. Depois disso, só me restou torcer para dar certo.”
-revelou.
Lançamento bem-sucedido
Lançado em março de 2025 para PS5, Xbox Series X/S e PC, Assassin’s Creed Shadows rapidamente conquistou o público. Em sua primeira semana, o jogo alcançou a marca impressionante de 3 milhões de jogadores, consolidando-se como mais um sucesso da Ubisoft — apesar das polêmicas iniciais.