A ascensão meteórica da Embracer Group, marcada por aquisições em massa de estúdios e promessas de reviver franquias clássicas como Turok e Timesplitters, teve um fim abrupto — e segundo Matt Karch, chefe da Saber Interactive, tudo começou a ruir por causa de um acordo multimilionário com investidores da Arábia Saudita que não se concretizou.
Um acordo ambicioso demais
Em entrevista recente, Karch revelou que o plano original envolvia levantar capital no Oriente Médio para projetos específicos, como jogos baseados em Turok e Jurassic Park. No entanto, a negociação escalou rapidamente para um pacote de US$ 2 bilhões, abrangendo praticamente toda a operação da Embracer.
“Sabíamos que havia muito interesse no Oriente Médio, em particular, em financiamento. Então, em vez de pegar o dinheiro da Embracer, onde estava ficando mais difícil fazer esses aumentos [de investidores], nós sairíamos e levantaríamos capital. Deveria ter sido pequeno, deveria ter sido dividido em várias partes. Se fosse algo menor, acredito que as aprovações teriam sido simplificadas. Eles nunca conseguiram aprová-lo [com esse valor]”, explicou Karch.
Consequências do fracasso
A decisão de centralizar os esforços em um único acordo de grande porte acabou sendo um erro estratégico. O contrato, que chegou a ser tratado como certo dentro da Embracer, fracassou na fase final de aprovação, o que causou um efeito cascata devastador.
A situação se agravou ainda mais porque o próprio CEO da empresa, Lars Wingefors, havia alimentado expectativas otimistas junto aos investidores, sugerindo que o acordo seria concluído em breve. Quando isso não aconteceu, as ações da Embracer despencaram e a confiança do mercado desmoronou.
“O Wingefors estava tentando proteger o negócio, eu acho, e ele realmente acreditava que esse acordo seria feito da forma correta. E quando não foi feito, ele caiu na espada da pior forma possível”, comentou Karch.
O início de uma reestruturação dolorosa
O colapso do acordo levou a Embracer a uma fase de cortes drásticos, encerrando projetos, demitindo funcionários e vendendo estúdios que haviam sido adquiridos poucos anos antes. Diversas subsidiárias foram fechadas, enquanto outras, como a própria Saber Interactive, se desvincularam do grupo por meio de venda ou cisão.
Atualmente, a empresa está em processo de reestruturação profunda, tentando estabilizar suas operações e recuperar parte do valor perdido. No entanto, a lição deixada por esse episódio, segundo Matt Karch, é clara: grandes ambições exigem cautela e estratégia, especialmente quando envolvem múltiplas aprovações internacionais.
Fonte: PC Games Insider