Análise Batman Ninja (Max)

Análise Batman Ninja (Max)

Eu estava vagando por podcast de gamers e me deparo com alguém comentando sobre a animação Batman Ninja e logo me despertou a curiosidade de assistir a mesma e conto para vocês aqui o que achei dessa animação um tanto quanto perculiar.

Batman Ninja é um filme de animação lançado em 2018 e dirigido por Junpei Mizusaki que já trabalhou até mesmo em Jojo’s Bizarre Adventure é conhecido pelos seus trabalhos primorosos usando técnicas 2D e 3D em CGI belíssimas.

E sim Batman Ninja se destaca por ter essa estética anime muito bem utilizada o que faz essa animação ser uma pérola dentro do catálogo de streaming da Max.

História, narrativa e personagens

A história começa quando Batman e vários personagens da DC são transportados para o Japão feudal devido a uma máquina do tempo criada pelo Gorila Grodd e está tudo acontecendo ao mesmo tempo, a animação não faz uma introdução aos personagens mas sim já te situa em algo acontecendo dentro do asilo Arkham e você com certeza já deve conhecer a lore de Batman com seus aliados e vilões.

Quando Batman chega ao Japão feudal com essa viagem do tempo, ele tenta se situar o que está acontecendo e ele descobre que cada vilão assume o papel de um senhor feudal, disputando o controle do território. O Coringa, claro, se torna o principal antagonista, adotando uma persona ainda mais caótica e imprevisível, ele seria o Oda Nobunaga dessa história, rotulado como o Lorde C.

A trama se permite ser exagerada e absurda, com direito a castelos gigantes que se transformam em robôs, batalhas épicas e até mesmo uma cena onde macacos e morcegos formam uma figura gigante para lutar. É uma narrativa que abraça completamente a estética e os exageros dos animes e tokusatsus da época mas com uma qualidade e muita ação desenfreada que você fica maravilhado.

Além do Batman ele conta com seus aliados, Asa Noturna, Robin, Capuz Vermelho e até mesmo a Mulher Gato e Alfred junto com o batmóvel estão aqui, parece surreal mas é incrível quando você ver.

Temos que reforçar os vilões e o ponto positivo e alto da animação é o Coringa, para quem jogou Final Fantasy VI vai reconhecer o Kefka vilão icônico do jogo que foi inspirado no próprio Coringa na sua época, que visual incrível dele, sua caracterização extremamente teatral e insano é uma das mais interessantes. Ele se encaixa perfeitamente na ambientação feudal, assumindo um estilo de lorde louco e caótico, capaz de tudo para derrotar o Batman.

Os demais vilões da mesma forma como Pinguim, Duas-Caras, Hera Venenosa e Exterminador  também adotam estilos japoneses, só uma pena que são poucos explorados devido ao tempo da animação, mas no final eles tem uma parto super incrível também.

Apesar da animação se chamar Batman Ninja, ele mantém sua essência estratégica e de luta, mas se adapta ao contexto samurai. A animação explora como ele precisa aprender a lutar sem tecnologia, confiando apenas em suas habilidades e no seu próprio clã.

Visual incrível

O grande destaque de Batman Ninja é sua animação. O filme usa uma combinação de animação 2D e CGI, criando um visual único.O design dos personagens mistura elementos tradicionais dos quadrinhos com trajes e armaduras samurais, dando um novo olhar aos vilões e heróis. As cores vibrantes e a direção artística tornam o filme visualmente impactante e você fica maravilhado com a qualidade visual.

Trilha Sonora emocionante

A trilha sonora combina instrumentos tradicionais japoneses com músicas mais modernas, criando uma fusão interessante e dando toda aquela emoção de assistir um anime ou até mesmo um tokusatsu onde a música ajuda na imersão das batalhas e te deixa empolgado.

Considerações Finais

Batman Ninja é de longe uma animação acima da média, ela vale ser conferida tanto pelos fãs do morcego da DC como amantes de animação japonesa, não precisa ser um doutorado em lore de Batman pois essa animação não é canônica mas sim uma perspectiva diferente do heroi em um período antigo como o Japão feudal, parece uma ideia absurda e quando você assiste entende o quão incrível ela é parece tudo normal.

Visual incrível, dublagem em português muito boa, trilha sonora de qualidade, história clichê de animes e tokusatsus que funciona.

Está disponível no serviço da Max e recomendo fortemente a todos os consagrados.

Batman Ninja

Batman Ninja é de longe uma animação acima da média, ela vale ser conferida tanto pelos fãs do morcego da DC como amantes de animação japonesa, não precisa ser um doutorado em lore de Batman pois essa animação não é canônica mas sim uma perspectiva diferente do heroi em um período antigo como o Japão feudal, parece uma ideia absurda e quando você assiste entende o quão incrível ela é parece tudo normal.
10
Excelente