Phantom Blade Zero: Desenvolvedores buscam inspiração na era do PS2

Phantom Blade Zero: Desenvolvedores buscam inspiração na era do PS2

Após o impacto gerado por Black Myth: Wukong, Phantom Blade Zero surge como mais um grande destaque do cenário de jogos na China. Com trailers e demonstrações de jogabilidade promissores, o título de ação tem despertado grande interesse, e novos detalhes sobre sua abordagem de desenvolvimento reforçam essa expectativa.

Durante a Game Developers Conference 2025, Soulframe Liang, diretor do jogo e membro do estúdio S-Game, compartilhou mais informações sobre a produção. Segundo ele, o projeto foi influenciado por títulos da era do PlayStation 1 e PlayStation 2, quando os jogos possuíam escopos mais enxutos e equipes de desenvolvimento menores.

Uma experiência focada e equilibrada

Em entrevista ao Eurogamer, Liang explicou que o objetivo da equipe é criar um jogo de ação com uma abordagem mais contida, comparável a um “indie de grande porte”.

“Queremos resgatar a essência da era do PlayStation 1 e PlayStation 2, quando os jogos não eram tão massivos, os orçamentos eram mais controlados e as equipes menores, mas extremamente apaixonadas e criativas. Phantom Blade Zero é como um indie de grande escala, mas com orçamento, experiência e uma visão bem definida, garantindo uma experiência coesa do começo ao fim.”

Embora o tamanho total do jogo ainda seja desconhecido, Liang já havia mencionado em uma entrevista anterior que a campanha principal deve levar entre 20 e 30 horas, com conteúdo opcional adicionando mais 20 horas de gameplay.

Um filme de ação de kung fu jogável

Outro aspecto central da experiência de Phantom Blade Zero é a homenagem aos clássicos filmes de kung fu de Hong Kong. Liang destacou a influência de ícones como Bruce Lee, Jackie Chan, Jet Li e Donnie Yen, buscando capturar a intensidade e o estilo marcante dessas produções dentro do jogo.

“Queremos trazer de volta a era dourada dos filmes de kung fu dos anos 70. Esse gênero perdeu força nos anos 2000, e nossa ideia é revivê-lo dentro de um jogo.”

Além disso, Liang revelou que Sifu, jogo indie da Sloclap lançado em 2021, serviu de referência para a equipe. Ele questionou:

“Se um estúdio francês conseguiu criar algo tão autêntico dentro do kung fu, por que nós, com nossa bagagem cultural, não podemos fazer algo ainda mais fiel?”

O impacto de Black Myth: Wukong e o potencial dos jogos chineses

Liang também comentou sobre o impacto de Black Myth: Wukong no mercado global, destacando como o sucesso do jogo da Game Science abriu caminho para que títulos chineses alcançassem um público ainda maior.

“Agora ficou claro para todos que um jogo chinês tem potencial para vender 30 milhões de cópias em apenas seis meses.”

Lançamento e plataformas

Ainda não há uma data oficial para o lançamento de Phantom Blade Zero, mas rumores apontam para uma possível chegada no outono de 2026. O jogo será lançado para PlayStation 5 e PC.