Assassin’s Creed Shadows será um dos primeiros títulos a aproveitar o desempenho aprimorado do PS5 Pro, trazendo uma experiência visivelmente superior, especialmente no modo de desempenho. A diferença em relação ao console padrão já foi notada por especialistas, com a equipe da Digital Foundry chegando a descrever a melhoria como uma verdadeira “evolução geracional”.
Apesar disso, o potencial do hardware ainda não foi totalmente explorado. Segundo a Ubisoft, a tecnologia de upscaling PSSR da Sony ainda não foi implementada no jogo, mas será adicionada em uma atualização futura, elevando ainda mais a qualidade visual.
Ubisoft confirma suporte ao PSSR no PS5 Pro
Em entrevista à Digital Foundry, os desenvolvedores explicaram que, no momento do lançamento, a equipe obteve melhores resultados utilizando a técnica de upscaling TAA (Temporal Anti-Aliasing) em vez do PSSR. No entanto, com os avanços recentes da tecnologia de upscaling baseada em IA da Sony, a Ubisoft acredita que agora o PSSR pode oferecer uma qualidade de imagem superior.
“Durante os testes para o lançamento de Assassin’s Creed Shadows, o TAA apresentava um desempenho melhor em nossa análise comparativa”
-explicou a Ubisoft.
“Mas, após meses de colaboração com a Sony, conseguimos resolver diversos desafios, especialmente aqueles relacionados à movimentação de vegetação e água — problemas que também afetaram outros títulos. Agora temos confiança de que o PSSR sempre entregará uma qualidade de imagem superior ao TAA.”
Embora a Ubisoft ainda não tenha confirmado uma data para essa atualização, a adição do PSSR ao jogo promete aprimorar ainda mais a fidelidade visual da experiência no PS5 Pro.
Ray Tracing eleva a qualidade gráfica no PS5 Pro
Mesmo sem o PSSR, Assassin’s Creed Shadows já impressiona visualmente, graças às otimizações do motor gráfico Anvil. Um dos principais diferenciais entre o PS5 Pro e o PS5 padrão está no uso do ray tracing.
No console mais poderoso, os reflexos com ray tracing são aplicados de forma completa, enquanto o PS5 base se limita à iluminação global via RTGI (Ray-Traced Global Illumination). Além disso, no Modo de Desempenho do PS5 padrão, o ray tracing é completamente desativado, resultando em diferenças visuais notáveis entre as versões.
Sucesso e expectativas para o futuro
Disponível desde 20 de março de 2025 para PS5, Xbox Series X/S e PC, Assassin’s Creed Shadows teve um lançamento bem-sucedido, mesmo enfrentando algumas polêmicas e campanhas de desinformação nas redes sociais. A recepção do público e da crítica tem sido positiva, e com a promessa de futuras melhorias gráficas no PS5 Pro, os jogadores podem esperar uma experiência ainda mais refinada nos próximos meses.
Não deixe de conferir nossa review de Assassin’s Creed Shadows.