Nos últimos anos, a indústria de games tem seguido uma tendência de criar experiências cada vez mais expansivas. Títulos de mundo aberto, como o recém-lançado Assassin’s Creed Shadows, oferecem vastas quantidades de conteúdo, enquanto RPGs com mais de 100 horas de duração se tornaram comuns.
No entanto, um jogo não precisa ser gigantesco para conquistar o público. Astro Bot, da Equipe Asobi, é um exemplo disso. Lançado para PS5, o plataforma foi amplamente aclamado, acumulando prêmios e sendo indicado a Jogo do Ano em diversas ocasiões. Agora, o chefe do estúdio, Nicolas Doucet, reforça a importância de projetos mais curtos, mas de alta qualidade, defendendo que essa abordagem pode beneficiar tanto jogadores quanto desenvolvedores.
“Jogos menores também têm seu valor”
Durante um painel na Game Developers Conference 2025, Doucet destacou os benefícios de títulos mais compactos. Segundo ele, desde o início do desenvolvimento de Astro Bot, a equipe acreditava que não havia problema em criar uma experiência mais curta, contanto que fosse bem executada.
Além do público, os próprios desenvolvedores também saem ganhando com esse modelo, pois conseguem ter maior controle criativo sobre o jogo e sua implementação. Ele ainda apontou que muitos jogadores acumulam jogos sem conseguir finalizá-los, tornando uma experiência mais concisa um atrativo valioso:
“Queríamos criar algo que pudéssemos controlar por completo. Isso vale tanto para o desenvolvimento quanto para a experiência do jogador. Hoje em dia, muitos têm dificuldades para terminar jogos enormes, então um título que pode ser completado de fato é um diferencial interessante.”
Astro Bot foi projetado para ser compacto e bem ritmado
Antes do lançamento, Doucet já havia comentado sobre a duração planejada de Astro Bot, estimando entre 12 e 15 horas de gameplay. O foco, segundo ele, nunca foi criar um jogo longo, mas sim proporcionar uma jornada consistente e bem equilibrada do início ao fim.
“Nunca estabelecemos que precisava ter 20 ou 30 horas de duração. A ideia era garantir qualidade e ritmo, sem inchar o jogo desnecessariamente.”
Lançado exclusivamente para PS5 em 6 de setembro de 2025, Astro Bot recebeu conteúdos gratuitos pós-lançamento, incluindo uma atualização temática de inverno para a temporada natalina e novos desafios de speedrun. Ainda não há confirmação sobre mais atualizações, mas, dado o enorme sucesso do jogo, a possibilidade de novidades no futuro é alta.