NVIDIA revela inovações na GDC 2025: DLSS 4, RTX Remix final e Half-Life 2 RTX

NVIDIA revela inovações na GDC 2025: DLSS 4, RTX Remix final e Half-Life 2 RTX

Durante a prévia da Game Developers Conference (GDC) 2025, a NVIDIA anunciou uma série de avanços tecnológicos para a indústria de jogos, incluindo o lançamento oficial do RTX Remix, a chegada do DLSS 4 a mais de 100 títulos e a estreia de NPCs autônomos com NVIDIA ACE em dois jogos. Além disso, uma demo jogável de Half-Life 2 RTX será disponibilizada gratuitamente na Steam a partir de 18 de março.

RTX Remix sai do beta e ganha versão final com DLSS 4

Após um ano em beta aberto, a ferramenta de modding RTX Remix foi oficialmente lançada, incorporando tecnologias como DLSS 4 (com Multi Frame Generation) e RTX Neural Shaders. A plataforma permite remasterizar jogos clássicos com ray tracing, texturas em 4K e iluminação realista. Como demonstração, a NVIDIA liberará uma versão de Half-Life 2 RTX, desenvolvida por equipes de modding lideradas pela Orbifold Studios, focando em locais icônicos como Ravenholm e Nova Prospekt.

Mais de 30.000 modders já utilizaram o RTX Remix para aprimorar centenas de jogos, com recursos como:

  • Ativos PBR em 4K: gerados via IA para materiais detalhados.
  • Neural Radiance Cache: melhora a qualidade visual com shaders neurais.
  • PBRFusion 3: integração com ComfyUI para fluxos de trabalho avançados.
DLSS 4 atinge marca histórica e revoluciona desempenho

O DLSS 4, introduzido com as GPUs GeForce RTX Série 50, já é compatível com mais de 100 jogos e aplicativos, incluindo títulos aguardados como Phantom Blade Zero e Stellar Blade. A tecnologia Multi Frame Generation usa IA para gerar até três quadros adicionais por quadro renderizado, multiplicando o desempenho em até 8x em comparação com renderização tradicional.

Neural Shading chega ao DirectX e Unreal Engine 5

Em parceria com a Microsoft, a NVIDIA integrará a tecnologia Neural Shading à prévia do DirectX em abril, permitindo que desenvolvedores combinem IA e técnicas tradicionais para otimizar desempenho e qualidade visual. Simultaneamente, o Unreal Engine 5 recebeu suporte para RTX Mega Geometry e RTX Hair, tecnologias que melhoram a renderização de geometria complexa e cabelos realistas, demonstradas na atualização da demo Zorah.

NPCs autônomos com IA estreiam em inZOI e NARAKA

A tecnologia NVIDIA ACE, que cria NPCs autônomos com IA generativa, será implementada em dois jogos ainda em março:

  • inZOI: NPCs “Smart Zoi” com objetivos próprios e interações dinâmicas.
  • NARAKA: BLADEPOINT MOBILE PC VERSION: companheiros de equipe que auxiliam em combate.

Outros projetos, como Black Vultures: Prey of Greed e Fate Trigger, também adotarão recursos do ACE para diálogos e animações realistas.

Futuro da renderização neural

A NVIDIA destacou que as inovações apresentadas na GDC 2025 — como o RTX Neural Radiance Cache e o ReSTIR Path Tracing — reforçam seu compromisso em levar gráficos fotorrealistas e desempenho acelerado por IA a jogadores e desenvolvedores. Com o lançamento do RTX Remix e a expansão do DLSS 4, a empresa consolida seu papel como líder em tecnologias de renderização para games.