O fracasso milionário de Esquadrão Suicida acelerou o fim da Monolith e do jogo da Mulher-Maravilha

O fracasso milionário de Esquadrão Suicida acelerou o fim da Monolith e do jogo da Mulher-Maravilha

Nos últimos dias, a Warner Bros. Games pegou muita gente de surpresa ao confirmar o cancelamento do aguardado jogo da Mulher-Maravilha. A decisão veio acompanhada de um desfecho ainda mais duro: o fechamento completo do estúdio Monolith, responsável pelo projeto.

A Monolith, fundada em 1994, deixa para trás um legado de grandes títulos, incluindo clássicos como No One Lives Forever, F.E.A.R. e a série Terra-média, que trouxe Sombras de Mordor e Sombras da Guerra. Apesar da trajetória de sucesso, a Warner justificou o encerramento do estúdio como parte de uma reestruturação estratégica — que, segundo novas informações, tem ligação direta com os recentes tropeços da publisher.

Efeito dominó após prejuízo milionário

De acordo com o jornalista Jason Schreier, da Bloomberg, o grande vilão dessa história atende pelo nome de Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça. Durante participação no podcast Kinda Funny Games, Schreier revelou que o jogo da Rocksteady falhou comercialmente a ponto de provocar uma baixa contábil de US$ 200 milhões para a WB Games.

Além disso, outros projetos da empresa, como MultiVersus e Quidditch Champions, também não tiveram o retorno esperado, acumulando mais US$ 100 milhões em prejuízos. Diante desse cenário, qualquer plano de salvar o jogo da Mulher-Maravilha com um reboot acabou ficando inviável.

Cortes e foco em franquias consagradas

Com a divisão de games enfrentando uma enorme crise financeira, a Warner optou por concentrar seus esforços em marcas já consolidadas e de apelo garantido, como Harry Potter, Senhor dos Anéis, Game of Thrones, Mortal Kombat e Batman.

A estratégia de corte de custos resultou no fechamento da Monolith e de outros estúdios, incluindo a Player First Games (de MultiVersus) e a WB Games San Diego. Essas mudanças também culminaram na saída de David Haddad, presidente da WB Games, substituído por JB Perrette, ex-chefe da divisão de streaming da Warner.