The Blood of Dawnwalker: Um novo passo para o gênero RPG com mecânicas inovadoras

The Blood of Dawnwalker: Um novo passo para o gênero RPG com mecânicas inovadoras

Anunciado pela primeira vez em janeiro de 2024, The Blood of Dawnwalker é o novo projeto do estúdio Rebel Wolves, formado por ex-desenvolvedores da CD Projekt Red. O título, que promete uma abordagem inovadora ao gênero RPG, foi oficialmente revelado em um trailer cinematográfico e chamou atenção por sua mecânica única de gerenciamento de tempo.

O Tempo como um recurso estratégico

Em entrevista ao GamesRadar, o diretor criativo Mateusz Tomaszkiewicz explicou que The Blood of Dawnwalker introduz um sistema em que o tempo se torna um recurso crucial dentro da jogabilidade. Diferente de jogos que impõem pressão ao jogador com um cronômetro implacável, aqui a mecânica é pensada para criar tensão de forma natural, sem penalizar excessivamente quem deseja explorar o mundo aberto com calma.

“Queremos que o tempo tenha peso e que as decisões do jogador realmente importem. Mas ao mesmo tempo, ninguém precisa se preocupar em perder partes do conteúdo simplesmente porque um sistema de tempo está em vigor”

-afirmou Tomaszkiewicz.

Gerenciamento de tempo sem punições frustrantes

A abordagem da Rebel Wolves busca equilibrar a sensação de urgência sem tornar a experiência frustrante. Para isso, o jogo oferece 30 dias e noites para que os jogadores concluam suas missões, mas com um diferencial: o tempo só avança durante as missões, permitindo que o restante da exploração ocorra sem pressa.

O objetivo, segundo Tomaszkiewicz, é dar mais controle ao jogador sobre o tempo, transformando-o em um recurso estratégico, e não apenas um fator de limitação:

“Queremos oferecer o máximo de controle possível sobre o tempo. O conceito de ‘tempo como um recurso’ nos permite eliminar a passagem do tempo em tempo real e transformá-lo em algo que pode ser administrado conforme o jogador desejar.”

Uma abordagem experimental para RPGs de mundo aberto

O conceito de tempo como elemento central já foi explorado em títulos como Pentiment, mas Tomaszkiewicz destaca que a proposta de The Blood of Dawnwalker é algo novo dentro do escopo dos RPGs de mundo aberto.

“Sabemos que essa abordagem é experimental. Analisamos os riscos e benefícios dessa mecânica e decidimos abraçá-la com consciência”,

-comentou o diretor criativo.

Atualmente, The Blood of Dawnwalker está em desenvolvimento para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC.