Shuhei Yoshida elogia The Last of Us Online antes do cancelamento

Shuhei Yoshida elogia The Last of Us Online antes do cancelamento

A Naughty Dog passou anos desenvolvendo um jogo multiplayer ambientado no universo de The Last of Us, mas o projeto enfrentou desafios significativos ao longo do caminho. Em 2023, o estúdio anunciou oficialmente o cancelamento de The Last of Us Online, frustrando as expectativas dos fãs.

No entanto, antes do cancelamento, o ex-executivo da PlayStation, Shuhei Yoshida, teve a oportunidade de testar o jogo. Em entrevista recente, ele revelou sua impressão sobre a experiência: “Foi ótimo.”

Um projeto ambicioso que não se concretizou

Desde suas primeiras menções, The Last of Us Online foi descrito como um projeto extremamente ambicioso. Apesar das expectativas, a Naughty Dog nunca divulgou imagens de gameplay, limitando-se a artes conceituais. Segundo Yoshida, a decisão de encerrar o desenvolvimento veio após uma avaliação mais profunda do que seria necessário para manter um jogo de serviço.

A ideia de The Last of Us Online partiu da própria Naughty Dog, e eles realmente queriam fazer o jogo.”

-explicou Yoshida durante uma entrevista ao Sacred Symbols+
“Mas então a Bungie mostrou o que é necessário para sustentar um game como serviço, e a Naughty Dog percebeu: ‘Opa, não podemos fazer isso! Se fizermos, não teremos como desenvolver Intergalactic: The Heretic Prophet’.”

Ele também afirmou que, até onde sabe, a PlayStation nunca obrigou seus estúdios a criar jogos de serviço, mas que muitas equipes acabam ajustando seus projetos de acordo com a direção estratégica da empresa.

“Na minha experiência, estúdios que percebem uma tendência na empresa têm mais chances de receber aprovação e suporte para seus projetos. Não é como se Hermen Hulst [chefe da PlayStation Studios] dissesse que todos precisam fazer jogos de serviço. É algo mais mútuo.”

O futuro da Naughty Dog: foco em single-player

Durante o The Game Awards 2024, a Naughty Dog apresentou seu novo projeto single-player, Intergalactic: The Heretic Prophet. O jogo se passa milhares de anos no futuro e acompanha Jordan A. Mun, uma caçadora de recompensas presa no planeta Sempiria.

Sem qualquer registro de alguém escapando da órbita do planeta nos últimos 600 anos, Jordan precisará usar toda sua habilidade e conhecimento para encontrar uma saída. Com essa nova aposta, fica evidente que a Naughty Dog decidiu retornar ao desenvolvimento de experiências narrativas focadas em campanha solo, deixando de lado a ideia de um multiplayer baseado no universo de The Last of Us.