A Game Science confirmou oficialmente que Black Myth: Wukong não foi lançado nos consoles Xbox devido às limitações técnicas do Xbox Series S, especialmente em relação aos seus 10 GB de memória RAM. Segundo o diretor do jogo, essas restrições impactaram diretamente o desenvolvimento, atrasando o lançamento na plataforma da Microsoft no último ano.

Xbox Series S: um histórico de limitações
O caso de Black Myth: Wukong não é isolado. No passado, Baldur’s Gate 3 também enfrentou dificuldades técnicas no Series S, adiando sua chegada ao console. A disparidade de hardware entre o Series S e o Series X tem sido um desafio recorrente para desenvolvedores, que precisam adaptar seus jogos para um modelo com especificações mais modestas.
Embora a Microsoft tenha colaborado com estúdios para resolver essas questões, o Series S continua a levantar dúvidas sobre sua viabilidade para jogos de última geração, especialmente aqueles mais exigentes tecnicamente.
Impactos no mercado de consoles
O Xbox Series S foi projetado para oferecer uma entrada acessível à nova geração, mas suas limitações podem estar prejudicando o suporte de estúdios e frustrando jogadores. A falta de paridade técnica com o Series X não só dificulta o desenvolvimento, como também afeta o desempenho de jogos em potencial, limitando o ecossistema como um todo.
Com a chegada de 2025, as atenções se voltam para como a Microsoft e a Game Science podem otimizar Black Myth: Wukong no Xbox, incluindo o Series S. Até agora, não há informações concretas sobre possíveis avanços, mas a situação ressalta a necessidade de balancear acessibilidade e desempenho no mercado de consoles.
A Microsoft terá que buscar maneiras de mitigar esses problemas para manter a confiança de desenvolvedores e jogadores. O caso de Black Myth: Wukong evidencia o impacto das limitações do Series S e reforça a importância de um planejamento mais equilibrado para o futuro do Xbox.