Criador de Metal Gear desafia rótulos tradicionais e aposta em experiências que podem redefinir o próprio conceito de gênero nos videogames
Hideo Kojima, o lendário criador de Metal Gear e mente por trás de Death Stranding 2, voltou a olhar para o futuro do videogame de forma ousada e lírica: ele não quer apenas seguir tendências, ele quer desenhar novas constelações no mapa criativo da indústria. Em um recente encontro com a imprensa, o visionário desenvolvedor deixou claro que sua mira não está nos rótulos de sempre, ele quer definir um gênero inteiramente novo.
Um criador que sempre rompe fronteiras
Kojima já provou ao longo de sua carreira que pensar diferente é sua segunda natureza. No fim dos anos 90, ele reconfigurou o jeito de jogar ação furtiva com Metal Gear Solid, criando aquilo que hoje conhecemos como stealth, um movimento que transformou uma categoria inteira. Mais recentemente, com Death Stranding, ele rejeitou definições simplistas, chamando seu próprio jogo de “Strand Game” por colocar o foco nas conexões sociais entre jogadores, em vez de confrontos diretos.
Agora, ele afirma que os gêneros clássicos já não são o bastante para saciar sua imaginação. Em uma conversa com a revista Wired (via GamesRadar ), Kojima declarou que seu próximo passo é estabelecer um novo marco para os videogames, um território que vai além das categorias que conhecemos hoje.
Espaço sideral, faroeste ou algo ainda inclassificável?
Embora o novo gênero ainda seja uma ideia em gestação e não um projeto concreto, Kojima compartilhou algumas referências que o inspiram. Ele confessou uma paixão por hard sci-fi e quer explorar atmosferas que evocam o espaço, um cenário onde a física e a narrativa possam se entrelaçar de formas inéditas. Além disso, ele mencionou um interesse por western e mesmo por histórias de época japonesas (como o jidaigeki), embora reconheça que esses estilos já existam amplamente e esteja ponderando como reinventá-los, não apenas revisitá-los.
Entre projetos já anunciados
Antes que esse novo gênero chegue às nossas mãos, Kojima tem dois títulos no horizonte que também prometem romper com expectativas: OD, um projeto misterioso descrito como nunca visto antes, e Physint, uma volta às raízes do action-espionage que ele ajudou a moldar décadas atrás. Ambos buscam empurrar os limites do que um jogo pode ser, cada um à sua maneira.
Fonte: GamesRadar / Wired
