The Outer Worlds 2: Recurso cancelado teria estendido o desenvolvimento por anos

The Outer Worlds 2: Recurso cancelado teria estendido o desenvolvimento por anos

Obsidian revela que um sistema de investigação ambicioso foi abandonado para evitar anos extras de produção


A Obsidian Entertainment revelou que The Outer Worlds 2 quase recebeu um sistema ambicioso de exploração e investigação que acabou sendo abandonado, não por falta de qualidade, mas porque teria prolongado o desenvolvimento em vários anos.

Lançado em 29 de outubro de 2025, o novo capítulo da franquia foi amplamente elogiado por seu enredo envolvente, personagens carismáticos e, principalmente, pelas consequências significativas das escolhas do jogador. Ainda assim, segundo os desenvolvedores, a experiência poderia ter sido ainda mais complexa.

Uma ideia promissora, mas inviável

Em entrevista ao Polygon, o diretor Brandon Adler contou que a equipe chegou a planejar um recurso que incentivaria os jogadores a explorar o mundo em busca de informações úteis para diálogos e tomadas de decisão.

Conversamos muito sobre o quão reativo o jogo deveria ser e como queríamos recompensar a curiosidade do jogador”, explicou Adler.

A proposta era permitir que os jogadores montassem um “dossiê investigativo”, reunindo detalhes sobre personagens e facções importantes. Esses dados poderiam desbloquear novas opções de conversa, soluções alternativas para desafios e até caminhos inéditos no mapa, enriquecendo a imersão narrativa e a liberdade de escolha.

Como exemplo, Adler citou uma missão em que o jogador precisa lidar com um guarda inflexível. Com as informações certas, seria possível enganá-lo, suborná-lo ou até manipulá-lo usando o conhecimento adquirido em outros pontos da jornada.

Um sistema complexo demais para o cronograma

Apesar do potencial, o recurso acabou se mostrando inviável. Segundo Adler, apenas uma das conversas que utilizava esse sistema levou seis meses para ser totalmente escrita e testada.

Era incrível, mas simplesmente não cabia dentro do nosso cronograma”, afirmou.

O diretor criativo Leonard Boyarsky acrescentou que o sistema funcionava bem demais: os testadores ficaram tão focados em reunir informações que passaram a ignorar completamente a história principal. O projeto, então, foi oficialmente descartado.

Ainda assim, a equipe conseguiu reaproveitar parte das ideias no sistema de testes de habilidade presente na versão final do jogo, garantindo que um pouco da mecânica original permanecesse viva em The Outer Worlds 2.

O RPG está disponível para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC.

Fonte: Polygon