Gaijin Entertainment confirma que PS5 Pro é capaz de rodar path tracing em War Thunder

Gaijin Entertainment confirma que PS5 Pro é capaz de rodar path tracing em War Thunder

Programador líder do estúdio detalha desafios e expectativas para implementação da tecnologia avançada de iluminação nos consoles Sony


A Gaijin Entertainment, desenvolvedora de War Thunder, confirmou que o PS5 Pro possui capacidade técnica para executar path tracing, uma tecnologia de iluminação que simula de forma realista o comportamento da luz em ambientes virtuais. A informação foi divulgada por László Perneky, programador líder do estúdio, durante uma entrevista focada em inovações gráficas e otimização de desempenho.

“Tecnicamente, ele poderia; a única questão é com o desempenho”, explicou Perneky ao comentar sobre a implementação do Path Traced Global Illumination (PTGI), recurso recentemente introduzido na versão para PC de War Thunder.

Segundo o programador, a prioridade atual da equipe é oferecer suporte a ray tracing em consoles, excluindo inicialmente PTGI, enquanto avaliam o orçamento disponível da GPU para futuras implementações da tecnologia. Perneky destacou que a introdução do path tracing dependerá de ajustes e otimizações futuras, afirmando que, assim que o suporte a ray tracing estiver consolidado, a equipe terá uma visão mais clara sobre a viabilidade de incluir PTGI no PS5 Pro sem comprometer o desempenho do jogo.

Path tracing como avanço gráfico

O path tracing é considerado um dos próximos grandes avanços em gráficos de videogames, proporcionando iluminação muito mais realista e detalhada do que as técnicas convencionais, como ray tracing tradicional. A tecnologia simula trajetórias completas da luz, refletindo interações complexas entre superfícies e materiais, o que resulta em cenas visuais mais fiéis à realidade. Até o momento, nenhum título havia implementado path tracing em consoles da geração atual, tornando a possibilidade de War Thunder uma referência potencial para o PS5 Pro. O arquiteto-chefe do PS5 Pro, Mark Cerny, já havia comentado sobre o tema, afirmando que a implementação de ray tracing ou path tracing depende do motor gráfico utilizado e da otimização aplicada.

“Há muitas estratégias para fazer ray tracing ou path tracing. O motor que impulsiona Alan Wake 2 é muito diferente do motor que impulsiona Cyberpunk 2077”, disse Cerny, enfatizando que seria necessária uma abordagem altamente otimizada para consoles.

Para War Thunder, o uso de PTGI representa uma oportunidade concreta de demonstrar capacidades avançadas de iluminação no PS5 Pro, já que o jogo aplica a técnica de Path Traced Global Illumination sem exigir path tracing completo. No entanto, especialistas acreditam que o suporte total à tecnologia provavelmente dependerá de consoles futuros, como o PS6, quando a arquitetura de hardware e o orçamento de GPU poderão atender às exigências do recurso de forma mais robusta. A expectativa é que, nos próximos meses, a Gaijin Entertainment continue testando e refinando o uso de PTGI, oferecendo aos jogadores de console melhorias visuais gradativas, enquanto mantém o equilíbrio entre qualidade gráfica e desempenho.

Fonte: Wccftech