Queda de Destiny 2 aumenta a pressão sobre a Bungie, que aposta em Marathon para recuperar prestígio e estabilidade no mercado.
O clima na comunidade de Destiny 2 anda pesado. A expansão The Edge of Fate, que deveria revigorar o jogo, acabou sendo alvo de críticas e não conseguiu manter o público engajado. A queda no número de jogadores preocupa, e muitos questionam se a Bungie ainda tem fôlego para sustentar o título. Agora, a esperança do estúdio recai sobre Marathon, seu próximo grande projeto. Mas será que ele conseguirá trazer a Bungie de volta aos dias de glória?
A queda de Destiny 2
A decadência de Destiny 2 é evidente. No lançamento de The Edge of Fate, o jogo chegou a reunir 100 mil jogadores simultâneos no Steam, mas hoje não passa de 20 mil. A média mensal de jogadores também caiu pela metade em poucas semanas.
Comparando com expansões anteriores, a situação fica ainda mais clara:
Aqui está a lista com os nomes dos jogos em inglês e os números de jogadores simultâneos:
- Beyond Light: 242,284 jogadores simultâneos
- The Witch Queen: 290,112 jogadores simultâneos
- Lightfall: 316,750 jogadores simultâneos
- The Final Shape: 314,634 jogadores simultâneos
- The Edge of Fate: 108,535 jogadores simultâneos
- Últimas 24 horas: 21,918 jogadores simultâneos
A tentativa da Bungie de tornar o jogo mais acessível com The Edge of Fate acabou desagrando a comunidade. O novo sistema de portais foi considerado confuso e bugado, o balanceamento das armaduras prejudicou builds consagradas e a reformulação de equipamentos gerou frustração e excesso de trabalho para os jogadores.
Além disso, muitos veteranos sentem que a narrativa de Destiny 2 já se encerrou com The Final Shape.
“Toda a minha equipe saiu depois do fim do jogo, assim como a maior parte do meu clã”, desabafou um usuário no Reddit.
A insatisfação é visível também na PlayStation Store, onde a expansão recebeu apenas 2,87 de 5 estrelas. Nas redes sociais, o sentimento de que o jogo está “morrendo” é cada vez mais comum.
A aposta em Marathon
Enquanto enfrenta a crise de Destiny 2, a Bungie deposita suas esperanças em Marathon, um jogo que mistura elementos de shooters de extração com heróis. O objetivo é disputar espaço em um gênero competitivo e em alta, mas o estúdio carrega a pressão de provar que ainda é capaz de inovar.
O ceticismo é grande, especialmente após o fracasso de Concord, publicado pela Sony, empresa controladora da Bungie, que foi encerrado pouco após o lançamento. O adiamento recente de Marathon também gerou mais dúvidas sobre o projeto.
Para muitos fãs, o sucesso ou fracasso de Marathon será um divisor de águas para o futuro da Bungie. Se o jogo não vingar, o estúdio poderá enfrentar cortes severos e perder ainda mais relevância.
Marathon está previsto para ser lançado até o final do ano fiscal que termina em 31 de março de 2026. Até lá, a Bungie terá que mostrar que ainda consegue entregar experiências marcantes ou corre o risco de ver seu legado desmoronar.