Criador relembra os desafios de NieR: Automata e explica como a estranheza se tornou a essência do RPG de ação
Em uma entrevista recente, o excêntrico diretor e roteirista Yoko Taro voltou a falar sobre o desenvolvimento de NieR: Automata, um dos RPGs de ação mais marcantes da última década. Entre reflexões sobre seus objetivos criativos e lembranças do processo, ele revelou que o jogo poderia ter tomado um rumo completamente diferente.
Lançado pela PlatinumGames em parceria com a Square Enix, NieR: Automata se tornou um verdadeiro fenômeno. Desde abril, o título já ultrapassou a marca de nove milhões de cópias vendidas, conquistando público e crítica com seu combate dinâmico, personagens cativantes e uma narrativa que mistura filosofia, emoção e estranheza.
Um projeto sem rumo definido
Segundo Taro, quando começou a trabalhar no sucessor de NieR Replicant e NieR Gestalt, ele sequer sabia como iniciar. A única certeza era sua vontade de criar algo diferente — assim como já havia feito em Drakengard, com uma história sombria e violenta, e em Replicant, que explorava o luto.
“Na época, não havia nada definido que eu realmente quisesse fazer. Com Replicant, eu já havia criado uma narrativa que evocava emoções. Mas com Automata, eu queria escrever algo diferente, mesmo sem saber exatamente o quê”, contou ao canal Archipel (via GamesRadar).
Confundir para envolver
Sem um norte claro, Taro decidiu transformar a estranheza em ferramenta narrativa. Sua ideia era construir um enredo que confundisse os jogadores, forçando-os a refletir e mergulhar mais fundo no universo do jogo.
Um exemplo marcante é a chefe Simone, uma imensa androide cantora que se apresenta em um palco macabro. Diferente de Replicant, onde as motivações dos inimigos eram compreensíveis, Simone desperta repulsa e incompreensão.
“Ela é devotada a um homem enquanto se veste de cadáveres. Adicionei esse elemento com o qual os jogadores não conseguem se identificar. Queria criar uma história que fosse difícil até para mim entender”, explicou Taro.
O futuro da franquia
Apesar do sucesso estrondoso, ainda não há confirmação oficial de uma nova sequência para NieR. Yoko Taro já demonstrou interesse em continuar a saga, mas, por enquanto, o futuro da série permanece incerto.
Fonte: GamesRadar