Nova tecnologia de upscaling poderá rodar em placas da Nvidia e modelos mais antigos da AMD, oferecendo flexibilidade inédita para gamers.
A AMD revelou detalhes de sua próxima geração de tecnologia de upscaling, o FSR Redstone, que poderá ser executada em GPUs de outros fabricantes, incluindo placas da Nvidia. A informação foi compartilhada em entrevista ao portal japonês 4Gamer, confirmando uma estratégia de compatibilidade mais ampla e aberta.
Segundo Chris Hall, Diretor Sênior de Desenvolvimento de Software e líder do projeto ROCm da AMD (equivalente ao CUDA da Nvidia) o FSR Redstone, que possivelmente será lançado ainda este ano como FSR 5, foi desenvolvido a partir de código de um projeto de aprendizado de máquina da AMD, conhecido como ML2CODE (Machine Learning to Code).
Funcionamento sem núcleos de IA dedicados
De acordo com Hall, a tecnologia neural de renderização do FSR Redstone é “convertida” em Shader computacional, o que significa que não exige núcleos de IA ou tensor cores específicos, como acontece com a tecnologia DLSS da Nvidia. Em vez disso, o FSR Redstone pode rodar em shaders convencionais, tornando-se compatível com GPUs de diferentes fabricantes.
“Estruturas baseadas em ML2CODE, como o FSR Redstone, podem ser integradas diretamente nos pipelines gráficos DirectX ou Vulkan com latência mínima. Acreditamos que a solução ML2CODE é a melhor maneira, pelo menos por enquanto, de integrar e implementar tecnologias de gráficos 3D e IA”, explicou Hall.
Essa abordagem indica que a AMD prioriza upscaling neural flexível e multiplataforma, em contraste com a Nvidia, que mantém o DLSS restrito a suas GPUs RTX.

Futuro com núcleos de IA dedicados
Apesar da compatibilidade ampla, Hall sinalizou que a AMD não descarta a inclusão de núcleos de IA dedicados em futuras arquiteturas gráficas. A empresa pretende oferecer suporte à tecnologia DirectX Cooperative Vector, da Microsoft, o que abriria caminho para GPUs AMD mais avançadas com processamento neural dedicado, mantendo a performance em aplicações gráficas complexas.
Para os jogadores, a novidade representa mais flexibilidade. O FSR Redstone poderá ser utilizado tanto em placas recentes da série RX 7000, baseadas em RDNA 3, quanto em GPUs de gerações anteriores e modelos da Nvidia. Isso permitirá que usuários escolham a melhor solução de upscaling para cada jogo, sem ficarem limitados a uma única marca de hardware. Enquanto a AMD aposta na compatibilidade e acessibilidade, a Nvidia mantém o DLSS exclusivo para suas placas, o que paradoxalmente pode representar uma vantagem em desempenho otimizado para títulos que exploram seus núcleos tensor.
O anúncio do FSR Redstone reforça a estratégia da AMD de criar soluções de IA e upscaling universais, capazes de rodar em diferentes hardwares, democratizando o acesso a tecnologias avançadas de renderização. Com lançamento previsto ainda este ano, o FSR 5 promete oferecer gráficos aprimorados, desempenho eficiente e mais opções para a comunidade gamer global.
Fonte: PC Gamer