Unreal Engine 5 enfrenta limitações severas no Nintendo Switch 2 devido à CPU

Unreal Engine 5 enfrenta limitações severas no Nintendo Switch 2 devido à CPU

Análise da Digital Foundry mostra que o novo console da Nintendo não consegue lidar com recursos avançados como Lumen e Nanite, comprometendo a experiência em jogos modernos.


A Unreal Engine 5, motor gráfico mais avançado da Epic Games, está enfrentando limitações significativas no Nintendo Switch 2, especialmente por conta do desempenho da CPU do console. A constatação vem de uma análise técnica aprofundada publicada pelo portal Digital Foundry, que avaliou títulos como Cronos: The New Dawn, Fortnite e Split Fiction.

Recursos avançados ficam de fora

Segundo o estudo, nenhum dos jogos analisados no Switch 2 utiliza as funcionalidades mais avançadas da engine, como Lumen (sistema de iluminação global em tempo real) e Nanite (tecnologia de geometria virtualizada). A ausência desses recursos em Fortnite (um dos principais títulos da Epic) indica que não há ainda um perfil otimizado da UE5 para o console da Nintendo.

O problema, segundo os especialistas, está diretamente ligado à CPU limitada do Switch 2, que não atende aos requisitos mínimos para rodar tais sistemas com desempenho aceitável.

Impacto no desempenho

Durante os testes, o Digital Foundry observou que até mesmo jogos como Cronos: The New Dawn e Borderlands 4 (ainda não lançado no console) apresentam dificuldades de desempenho em processadores intermediários de PC, como o Ryzen 5 3600. Isso significa que, em um chip mais modesto como o do Switch 2, os problemas se tornam ainda mais evidentes, resultando em travamentos, quedas bruscas de desempenho e problemas de frametime.

No caso de Fortnite, a análise identificou “zonas de transição” no mapa usadas para carregar novos elementos do jogo. Mesmo sem Lumen e Nanite, essas áreas já apresentam instabilidades de desempenho, sugerindo que a CPU do console não teria condições de suportar tais tecnologias mesmo em escala reduzida.

Motor pensado para consoles mais potentes

A Unreal Engine 5 foi projetada levando em consideração as especificações de hardware do PlayStation 5 e Xbox Series X|S, ambos equipados com CPUs muito mais robustas. Para que jogos no Switch 2 possam usufruir plenamente das capacidades do motor gráfico, será necessário um trabalho dedicado de adaptação e possivelmente versões simplificadas de recursos como Lumen e Nanite.


A preocupação com a CPU do novo console não se restringe aos jogos com UE5. A própria demonstração de Elden Ring: Tarnished Edition na Gamescom evidenciou dificuldades de desempenho ligadas ao processador do sistema, reforçando que a otimização será um desafio constante para desenvolvedores que pretendem lançar jogos modernos na plataforma.

Embora antes do lançamento houvesse expectativas de que o hardware fosse suficiente para rodar jogos de última geração sem grandes problemas, os testes iniciais sugerem que a CPU pode se tornar o maior obstáculo para a longevidade do Switch 2 no mercado.