Novo título da série aposta em mudanças na jogabilidade sem abandonar a atmosfera clássica, segundo o diretor Al-Yang; lançamento está marcado para setembro.
Após mais de duas décadas, a franquia Silent Hill volta a ter um jogo desenvolvido por um estúdio japonês. Intitulado Silent Hill f, o novo capítulo da série está nas mãos da NeoBards Entertainment, responsável por projetos de destaque em parceria com grandes publishers, e já tem data de lançamento confirmada: 25 de setembro para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.
O retorno ao Japão despertou grande expectativa entre os fãs, mas também dividiu opiniões. Enquanto parte da comunidade se mostrou animada com a novidade, outros demonstraram receio de que a proposta do jogo se afaste das raízes que consagraram a franquia.
Uma nova abordagem para Silent Hill
Em entrevista, o diretor Al-Yang destacou que a equipe busca inovar em relação às entradas anteriores da série, mas sem perder a identidade essencial de Silent Hill. De acordo com ele, a maior mudança está na ênfase em ação, acompanhada de ajustes na dificuldade para atender tanto aos veteranos quanto a novos jogadores.
“Queremos dar aos fãs antigos algo que remeta diretamente ao que sempre gostaram em Silent Hill, mas também abrir espaço para novos públicos. Mantemos a atmosfera e a vibe clássica da série, mas a jogabilidade precisava ser ajustada para não parecer apenas uma repetição”, explicou Yang.
O diretor ainda lembrou que Silent Hill f é apenas uma parte do futuro da franquia, que inclui múltiplos projetos em andamento. Além do recém-lançado remake de Silent Hill 2, a Konami já confirmou o desenvolvimento de um remake do primeiro jogo e de outros títulos paralelos, como Silent Hill: Townfall.
Diversidade de estilos dentro da franquia
O produtor da série na Konami, Motoi Okamoto, reforçou que essa variedade de propostas é intencional. Segundo ele, a estratégia é oferecer experiências distintas de acordo com os estúdios parceiros envolvidos em cada título.
“Silent Hill é uma franquia na qual estamos colaborando com diferentes grupos criativos. Cada estúdio traz sua própria identidade. Para o remake de Silent Hill 2, trabalhamos com a Bloober Team, enquanto Silent Hill f está sendo desenvolvido pela NeoBards, que tem experiência em jogos de combate. Os próximos projetos também terão seu próprio sabor, dependendo das parcerias”, afirmou.
O anúncio oficial da data marcou o início da contagem regressiva para o lançamento de Silent Hill f. Com a promessa de equilibrar inovação e tradição, o jogo chega como uma das apostas mais ousadas da Konami para revitalizar a série. A grande questão agora é se a nova abordagem conseguirá conquistar não apenas os fãs de longa data, mas também atrair uma nova geração de jogadores para o universo sombrio e perturbador de Silent Hill.
Fonte: PC Gamer