Battlefield 6: mudanças baseadas no feedback do beta aberto prometem revolucionar a experiência

Battlefield 6: mudanças baseadas no feedback do beta aberto prometem revolucionar a experiência

EA e DICE prometem ajustes em armas, movimentação e mapas para equilibrar o jogo após críticas dos jogadores


O beta aberto de Battlefield 6 foi um verdadeiro sucesso para a Electronic Arts e a DICE. As pré-vendas dispararam e as ações da editora alcançaram um novo recorde histórico. Os números impressionam: mais de 420 milhões de partidas jogadas globalmente, somando 92 milhões de horas de jogo.

Apesar do êxito, algumas críticas surgiram e, com base nelas, os desenvolvedores confirmaram ajustes significativos no jogo. Parte dessas mudanças já havia sido implementada durante o beta, como no modo Rush, mas agora a DICE revelou um conjunto ainda mais amplo de melhorias.

Armas: ajustes para mais consistência e equilíbrio

Segundo publicação no Steam (via Gamerant), todas as armas do jogo serão retrabalhadas para oferecer uma experiência de tiro mais consistente. As alterações incluem:

  • Revisão das características de recuo e disparo único para tornar cada arma mais única e melhorar a variação de alcance.
  • Aprimoramento do disparo controlado e em rajada, recompensando jogadores que dominam a precisão.

A popular espingarda M87A1, que gerou polêmica no beta, será nerfada: agora exigirá mais tiros para eliminar um inimigo. Além disso, os desenvolvedores estão revisando o tempo para matar (TTK) e o tempo para morrer (TTD), que estavam muito rápidos em algumas situações. Caso mudanças definitivas sejam necessárias, uma atualização será lançada posteriormente.

Movimentação: menos velocidade para maior equilíbrio

Outra área de foco é a movimentação. A DICE quer “criar uma experiência Battlefield mais equilibrada e tradicional”. Para isso:

  • A velocidade do deslize para salto será reduzida.
  • A altura dos saltos consecutivos será menor.
  • Atirar enquanto salta ou desliza resultará em maior imprecisão.

Essas mudanças visam tornar o deslize e o salto opções situacionais, evitando que dominem os tiroteios. A física do paraquedas também será ajustada para melhorar a dinâmica.

Mapas, modos e matchmaking: novidades a caminho

Os mapas também receberão ajustes após jogadores explorarem áreas não planejadas, como telhados e regiões fora dos limites. Além disso, o próximo teste Battlefield Labs trará dois mapas inéditos:

  • Mirak Valley (novo mapa)
  • Um remake da Operação Firestorm, incluindo toda a gama de veículos.

Outra mudança será na contagem de jogadores:

O modo Rush terá menos participantes para uma jogabilidade mais tática. O Portal permitirá diferentes números de jogadores no lançamento. A quantidade de jogadores variará conforme o modo e o mapa para melhor experiência — por exemplo, layouts Breakthrough começarão com 48 jogadores, enquanto outros terão 64.

Por fim, o sistema de matchmaking será revisado para oferecer partidas mais equilibradas e rápidas. Todas essas melhorias serão testadas nas próximas fases do Battlefield Labs, podendo sofrer ajustes adicionais antes do lançamento.

Battlefield 6 chega em 10 de outubro de 2025 para PS5, Xbox Series X|S e PC.

Fonte: Electronic Arts, Gamerant