CEO Pete Parsons deixa a Bungie após 23 anos; Justin Truman assume liderança em momento de transição

CEO Pete Parsons deixa a Bungie após 23 anos; Justin Truman assume liderança em momento de transição

Mudança na direção ocorre em meio ao desenvolvimento de Marathon, jogo de tiro em equipe com lançamento previsto para 2026


A Bungie anunciou oficialmente a saída de seu CEO, Pete Parsons, após 23 anos de atuação na desenvolvedora, sendo 10 deles à frente da liderança da empresa. Durante sua gestão, Parsons foi peça-chave na consolidação da Bungie como referência em jogos de tiro e experiências multiplayer de alto nível, marcando época com franquias como Halo e Destiny.

Com a saída de Parsons, Justin Truman assume o cargo de CEO, trazendo consigo uma nova perspectiva estratégica para os projetos futuros da empresa. A mudança sinaliza um momento de transição e renovação, com foco em diversificação de portfólio e inovação em experiências online e competitivas.

“Nos anos em que trabalhei na Bungie, desempenhei diversas funções (como engenheiro, designer, produtor e Diretor de Desenvolvimento) sempre com um propósito claro: ‘Criamos mundos que inspiram amizade’. Quando estamos no nosso melhor, construímos esses mundos junto com vocês, nossa comunidade, algo que vale o seu tempo e paixão. Também aprendemos com nossos erros, ouvindo a comunidade.

Estou comprometido em apoiar cada membro da equipe enquanto continuamos a dedicar corpo e alma a esses mundos, que só existem e prosperam com vocês. Estamos concentrados em Destiny e Marathon, e ainda teremos mais para mostrar este ano. Agradeço sua paixão, sua perspectiva e o tempo que você passa conosco.”

Marathon: expectativas e críticas

Atualmente, a Bungie concentra esforços na produção de Marathon, projeto que tem gerado debates entre os fãs devido a adiamentos prolongados e dúvidas sobre a proposta do título. Previsto para lançamento em meados de 2026, Marathon se apresenta como um jogo de tiro de extração em equipe, ambientado em Tau Ceti IV, onde os jogadores assumem o papel de mercenários cibernéticos conhecidos como “Corredores”.



A mecânica central do jogo envolve a coleta de equipamentos e recursos valiosos para abastecer os cofres pessoais dos jogadores. Entretanto, o risco é elevado: caso o jogador não consiga escapar com sucesso do mapa, todos os itens coletados são perdidos, tornando cada partida uma corrida intensa por poder, riqueza e segredos. Além da competição entre equipes rivais, os Corredores enfrentam forças de segurança controladas por IA, aumentando a tensão e a complexidade estratégica das partidas.

Um novo capítulo para a Bungie

A chegada de Justin Truman à liderança da Bungie coincide com este momento delicado e desafiador para a empresa. A expectativa é que a nova gestão implemente mudanças significativas na condução dos projetos, buscando equilibrar inovação, qualidade e expectativas dos jogadores.

Enquanto Marathon promete reinventar o gênero de tiro competitivo com elementos de extração e alto risco, a transição na direção da Bungie marca também uma fase de renovação estratégica, sinalizando que a desenvolvedora está se preparando para encarar novos desafios e oportunidades no mercado global de games.

Fonte: Bungie