Cronos: The New Dawn — Bloober fala sobre demissões evitadas, origem do projeto e suas inspirações nada óbvias

Cronos: The New Dawn — Bloober fala sobre demissões evitadas, origem do projeto e suas inspirações nada óbvias

Enquanto muitos estúdios enfrentam tempos difíceis e cortes drásticos, a Bloober Team parece nadar contra a corrente. Em uma série de entrevistas recentes, os criadores de Cronos: The New Dawn abriram o jogo sobre o desenvolvimento do novo título de terror, revelando não só detalhes da jogabilidade, mas também os bastidores da sua gênese — marcada por liberdade criativa e zero demissões.

Em meio à crise, um projeto ousado

Wojciech Piejko, codiretor do game, destacou que a Bloober tem consciência do privilégio de estar em uma posição estável.

“Vemos todas essas demissões na indústria e ouvimos relatos de amigos em outros estúdios. Então pensamos: ‘Uau, estamos aqui desenvolvendo esse jogo maluco. Isso é um sonho realizado.”

-afirmou.

Um terror que nasceu da fusão de ideias

O produtor Jacek Zieba revelou que Cronos: The New Dawn está em desenvolvimento há mais de quatro anos, nascido da junção de dois conceitos distintos. De um lado, uma ideia inspirada em The Thing, com doenças misteriosas e transformações bizarras em um complexo habitacional polonês. Do outro, uma trama envolvendo viagem no tempo e resgates. Ao invés de escolher um, a equipe decidiu: por que não unir os dois?

Essa fusão resultou em uma proposta singular de survival horror com camadas temporais e narrativa fragmentada, ao estilo da série Dark, da Netflix — que, aliás, foi uma das inspirações confessas da equipe.

Fusão de inimigos: a mecânica central

No coração do gameplay está a fusão de inimigos, que promete ser o diferencial mecânico de Cronos. Zieba explica que essa função é o pilar das batalhas:

“Desde o começo, sabíamos que essa seria a mecânica principal. Nos primeiros protótipos, os inimigos podiam se devorar e crescer tanto que nem passavam pelas portas — o que era hilário, mas os deixava fortes demais.”

A ideia, agora balanceada, segue firme como o núcleo da ação e da tensão dentro do jogo.

Influências além do óbvio

Embora muitos associem a Bloober a títulos como Layers of Fear ou The Medium, suas referências em Cronos vão além. Os desenvolvedores confirmam que jogaram Dead Space, mas reforçam que o DNA do novo jogo está mais alinhado a Resident Evil 4, especialmente no ritmo e na estrutura da ação.

Já no campo audiovisual, além de The Thing e Dark, o estúdio buscou referências em narrativas que misturam mistério, horror e viagem no tempo, valorizando o ambiente europeu como pano de fundo.

Cronos: The New Dawn chega em 5 de setembro de 2025 para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S.

Fonte: TheGamer